3 ONGs brasileiras que você precisa conhecer

0
9313

O terceiro setor é um mundo de oportunidades, e em muitas ocasiões, é a primeira porta de entrada no mercado de trabalho para os Analistas Internacionais. As ONGs fazem parte do que chamamos em RI de Sociedade Civil, a esfera das relações entre indivíduos, grupos, classes sociais, que se desenvolveram à margem das relações de poder que caracterizam as instituições estatais. Existem muitas Organizações Não Governamentais espalhadas pelo mundo, mas hoje queremos apresentar aos leitores três que tem sua origem no Brasil. 

 Instituto Igarapé 

É uma ONG com sede no Rio de Janeiro, e com atuação em mais de 20 países, sua agenda é em torno de temas como Segurança, Justiça e Desenvolvimento. Seu objetivo principal é tornar o Brasil e os países do Sul Global mais seguros.  

O Instituto Igarapé conta com profissionais renomados e qualificados, que promovem diversas pesquisas nas áreas de Segurança Cidadã, Cidades Seguras, Políticas de Drogas, Segurança Cibernética e Consolidação da Paz.  

Essa ONG ainda possui parceria com outras redes internacionais como o Fórum Econômico Mundial e ONU. No último ano suas publicações tiveram um impacto tanto no âmbito local como global, foram 40 publicações em três idiomas. Se interessou por essa ONG, saiba mais sobre o Instituto Igarapé clicando aqui! 

Conectas Direitos Humanos 

Conectas surgiu em 2001 com o propósito de criar ligações, reunir pessoas e principalmente proteger e ampliar os direitos humanos. Atuou entre os anos de 2003 e 2008 na Fundação Casa, onde obteve informações sobre irregularidades e violação de diretos humanos com adolescentes internados. Afim de promover o conhecimento e o debate público, lançou a Sur Revista Internacional de Direitos Humanos em 2004, com o propósito de oferecer espaço para autores do Sul Global refletirem sobre os problemas da região e oferecer soluções.  

Suas ações giram em torno de monitorar e denunciar violações cometidas pelo Estado, atua no fortalecimento do espaço democrático e no Desenvolvimento de Direitos Socioambientais, na busca por responsabilização do Estado e de empresas por violação de direitos humanos e ambientais devido a atividades econômicas. Conheça mais sobre Conectas aqui! 

 Instituto Pacs – Políticas Alternativas para o Cone Sul 

Essa ONG surgiu em 1986 com a participação de economistas latino-americanos. É, portanto, umas das Organizações Não Governamentais pioneiras na luta pela integração dos povos do Cone Sul e com participação na criação da REBRIP (Rede Brasileira pela Integração dos Povos), RBIFM (Rede Brasileira sobre Instituições Financeiras Multilaterais). Além disso o Instituto Pacs aposta no protagonismo das mulheres para essa luta.  

A  Biblioteca Berta Cáceres é mais uma iniciativa da ONG a fim de promover  as produções editoriais e audiovisuais que são uma grande referência das atividades desenvolvidas pelo Instituto. Saiba mais sobre o PACS aqui! 

E aí conhece mais alguma ONG Brasileira que seria muito interessante para um Analista Internacional? Conte para gente nos comentários. 

Esse tema foi sugerido pelo leitor Silas Oliveira que participou da nossa série “Aqui no WR seu comentário virá post” do mês de Agosto. Em Setembro tem mais!  Fique atento às nossas redes sociais que em breve informaremos como participar e ver o seu comentário virar post no nosso site! 

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFRRJ e Colaboradora Voluntária Glayceane Souza. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here