Terceiro Setor: Internacionalista, você conhece essa área de atuação?

0
5359
Terceiro Setor

Postado em 07/2019;

Hoje iremos abordar o terceiro setor como oportunidade de trabalho para os Internacionalistas. Se você tem vontade de contribuir para o desenvolvimento social e para a construção de uma sociedade mais saudável e igualitária, este post foi feito para você!

O que é “terceiro setor”?

O terceiro setor é composto por Organizações Não Governamentais (ONGs), associações, fundos comunitários e demais agentes que têm por objetivo gerar bens e serviços públicos de modo a  proporcionar o bem-estar social em esferas que sofrem negligência por parte do Estado. As funções neste setor não têm o dever de cumprir com as obrigações dos Estados, são apenas auxílio e complementação na resolução de tantos problemas sociais. 

Dentre as principais ações realizadas estão: atendimento médico, acompanhamento educacional, campanhas socioambientais e eventos culturais. 

Perfil do profissional do terceiro setor

Atualmente, devido principalmente às crises econômicas que atingem o Brasil, o terceiro setor tem ganho destaque na economia brasileira. Engana-se quem acredita que as atividades realizadas neste âmbito destinam-se meramente às ações voluntárias.Torna-se cada vez mais comum a presença de profissionais remunerados dentro desse setor, principalmente voltados à atuação que visem o desenvolvimento sustentável.

As exigências para atuar nesse âmbito estão tornando-se próximas das do setor privado, ou seja, vontade de fazer a diferença no meio social não deve ser a única habilidade do profissional que deseja seguir carreira neste âmbito. Conhecimentos nas áreas de marketing, recursos humanos, processos, mediação de conflitos e finanças estão entre as exigências para trabalhar nesse setor.  

O profissional de Relações Internacionais no terceiro setor

Como já abordamos diversas vezes aqui no What’s Rel?, o internacionalista,  possui uma visão muito ampla e diversificada. Desta forma a sua atuação pode ser compreendida em diferentes ramos do mercado de trabalho,  o terceiro setor pode estar dentre os de maior interesse para quem está cursando ou já finalizou a graduação em Relações Internacionais. 

Geralmente o foco dos internacionalistas  neste campo está voltado às ONGs, portanto, fique atento às exigências do mercado e não deixe de se especializar na área de seu interesse, aprimorando cada vez mais as suas habilidades e conhecimentos. 

Frequentemente divulgamos vagas aqui no site para este setor e se destacam as que se destinam a Captação Internacional de Recursos. Internacionalistas que desejam trabalhar no terceiro setor têm que conhecer muito bem esta expressão e atividade profissional. O Médico Sem Fronteiras (MSF) está sempre divulgando oportunidades nessa área. 

Captação Internacional de recursos não é a única opção, há diversos organismos internacionais com representação Brasil, o Ministérios de Relações Exteriores (MRE) divulga uma lista dessas organizações. Agora só depende de você escolher em qual organização pretende trabalhar.

Empresas do terceiro setor no Brasil

Destacam-se entidades que visam o desenvolvimento sustentável. Confira algumas abaixo:  

O Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) visa a preservação da biodiversidade brasileira. O Funbio também oferece programas de bolsas de estudos para estudantes de mestrado e doutorado, além de oportunidades de atuação profissional. 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor é uma  associação de consumidores sem fins lucrativos, independente de empresas, partidos ou governos que tem por objetivo principal lutar pelos direitos dos consumidores. A organização regularmente abre vagas para a contratação de estagiários e profissionais efetivos. 

A fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Emprego) tem suas ações voltadas a garantir os direitos de crianças e adolescentes nas áreas de educação, saúde, lazer e qualidade de vida. A organização também oferece oportunidade para atuação profissional.

Para encontrar a empresa do seu interesse será necessário você saber a área que deseja atuar, por exemplo: negócios sustentáveis, negociações financeiras, desenvolvimento educacional, dentre outros. 

O What’s Rel? indica pesquisas em plataformas digitais como o Linkedin, ou ainda visitas em sites como a nossa parceira  Fundação Estudar, que além de divulgar projetos de terceiro setor, também oferece eventos gratuitos com profissionais da área! 

Quer trabalhar no terceiro setor? Não deixe de se capacitar e buscar as oportunidades de seu interesse! Sua chance de conquistar o trabalho dos sonhos e ainda contribuir para o desenvolvimento da sociedade está mais próxima do que você imagina!

Confira outros posts nossos sobre esse assunto:

3 ONGs brasileiras que você precisa conhecer

Carreira em Relações Internacionais

Mercado para internacionalistas em ONGs é vasto e muito rico em oportunidades, diz especialista

De Cabo Verde, a internacionalista Geovanna Giannini conta experiência como pesquisadora da ONU-Habitat

Saiba mais sobre o Programa de Voluntariado ONLINE da ONU

Como ser um voluntário da ONU

Esse post foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFRRJ e Colaboradora Voluntária Joana Francismari.

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here