Filmes que você TEM que assistir antes de se formar em Relações Internacionais (part. 2)

Nossa primeira lista foi um sucesso, então resolvemos juntar mais alguns filmes para você adicionar à sua maratona do fim de semana.

0
11307
Poder aprender assistindo filmes é um dos motivos pelos quais a gente ama Relações Internacionais! O cinema traz consigo a ferramenta do ensino através do entretenimento, e RI é uma das áreas que mais se beneficia com esse artifício.

 

Para os nossos internacionalistas cinéfilos, o WR? traz boas novas: segunda edição de indicação de filmes para assistir antes de se formar em RI! O primeiro post foi um sucesso e os nossos leitores deixaram várias dicas de filmes para você adicionar na sua próxima maratona. Então já sabe: prepara a pipoca porque separamos mais 10 filmes.

1)  Ponte dos Espiões (Bridge of Spies): 

Inspirado em fatos reais, o filme conta a história de um advogado estadunidense, interpretado por Tom Hanks, durante a Guerra Fria. Ele é enviado pela CIA para negociar o resgate de um piloto americano na Rússia. Para isso, o advogado negocia a troca de um espião soviético pelo piloto. Assista ao trailer aqui.

2)  Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia)

O filme, com cenário na Primeira Guerra Mundial, retrata um tenente do Exército Inglês no Norte da África que começa a atuar numa missão na Arábia Saudita. Em forma de flashback é possível entender como ele foi capaz de colaborar para a união de tribos árabes contra os turcos.  Vencedor de 7 oscars, o filme foi produzido em 1962 e é interessante reparar que não há uma personagem feminina sequer com fala. Assista ao trailer aqui.  

3)  Lemon Tree (Etz Limon) 

A vida de Salma Zidane (Hiam Abbass) sofre uma enorme mudança quando o Ministro da Defesa Israelense (Doron Tavory) se torna seu novo vizinho. O sustento de Salma vem de sua plantação de limões, que fica na fronteira entre Israel e Cisjordânia; plantação que na visão israelita ameaça a segurança do ministro e tão logo deve ser destruída. Salma leva essa situação até ao Tribunal Supremo Israelense com a ajuda de um advogado (Ali Suliman) e ganha a admiração da esposa (Rona Lipaz Michael) do ministro. O filme retrata bem a resistência de uma mulher árabe que não abre mão do que é seu. Assista ao trailer aqui.

4)  Amor sem Fronteiras (Beyond Borders) 

Angelina Jolie é a protagonista desse filme que conta a história de uma socialite estadunidense que começa a arrecadar fundos para ajudar um médico (Clive Owen) que se dedica a causas humanitárias na África. Ao chegar na Etiópia para entregar os medicamentos e comida para os refugiados, a personagem de Jolie se depara com sofrimento e miséria que levam a uma brusca mudança na vida da socialite: ela começa a se dedicar ao trabalho em uma ONG para causas humanitárias. Assista ao trailer aqui.

5)  A Informante (The Whistleblower)

Rachel Weisz interpreta Kathy, uma policial norte-americana que vai trabalhar como defensora da paz na reconstrução do país no período pós-guerra da Bósnia. Kathy encara uma realidade coberta de corrupção e acaba descobrindo o maior escândalo sexual encoberto pela ONU.  O filme é inspirado em fatos reais, e a mulher que serviu de inspiração para a protagonista, Kathyryn Bolkovac vendeu os direitos autorais de sua história por apenas 100 dólares. Assista ao trailer aqui. 

6) Diamante de Sangue (Blood Diamond)

O filme tem como cenário a Serra Leoa na década de 90 durante a guerra civil. Conta a história de um pescador que é separado de sua família quando a FUR (Força Unida Revolucionária), que estava em constante conflito com o governo, invade sua aldeia. Forçado a trabalhar em um campo de mineração, ele acha um diamante cor-de-rosa e o enterra antes de ser capturado e preso pela FUR. Dentro da cadeia ele encontra o personagem de Leonardo DiCaprio, um ex-mercenário, que se interessa pela história do pescador interpretado por Djimon Hounsou. DiCaprio sai da cadeia junto com o pescador e diz que em troca do diamante o ajudaria a achar sua família. Assista ao trailer aqui.

7)  Além da Liberdade (The Lady) 

O filme é baseado em fatos reais e conta a história da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 1991, Aung San Sua Kyi, a filha de um herói da independência da Birmânia. No filme, interpretada por Michelle Yeoh, Aung mora no exterior com sua família e decide voltar ao seu país quando descobre que sua mãe está internada em um hospital. Ao chegar na Birmânia, Aung é procurada por líderes locais que pedem a ajuda dela para o movimento pela implementação da democracia no país. Aung San aceita e acaba se tornando o rosto do movimento, o que não agrada a ditadura militar local. Para freiar Aung e impedir que a mesma fomente manifestações, o governo ordena que ela permaneça em prisão domiciliar por 15 anos. Assista ao trailer aqui.

8)  A Vida é Bela (La Vita e Bella)

Esse filme de 1998 se passa na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, onde um judeu (Roberto Binigni) é levado para um campo de concentração nazista junto com seu filho. Para proteger seu filho das tensões do terror e da violência presente no campo, ele faz o menino acreditar que eles estão participando de uma grande brincadeira. Assista ao trailer aqui.

9) Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down)

Em 1993, os EUA enviaram seus soldados para a Somália, que enfrentava uma guerra civil, para levar comida e ajuda humanitária para a população. No meio da missão, dois helicópteros Black Hawk dos EUA são abatidos por atiradores do exército local, o que leva a um conflito de 15 horas e muitas mortes. Assista ao trailer aqui. 

10)  A Grande Aposta (The Big Short)

O dono de uma empresa decide investir muito dinheiro do fundo que coordena apostando que o sistema imobiliário dos EUA iria quebrar em breve. Os investidores se revoltam porque nunca alguém havia apostado contra o sistema e havia obtido vantagem. O personagem de Ryan Gosling, um corretor, passa oferecer essa oportunidade a seus clientes. Brad Pitt interpreta um guru de Wall Street que vai ajudar dois iniciantes na Bolsa de Valores que vêem que podem ganhar muito dinheiro apostando na crise imobiliária. Assista ao trailer aqui. 

Dica Bônus: 

     Que tal começar a assistir a uma série que vai ter fazer entender melhor como funciona a Realeza Britânica? The Crown é uma série da Netflix e já tem duas temporadas disponíveis para serem assistidas. A série retrata como a Rainha Elizabeth chegou ao trono e explica que muitas das atitudes tomadas são um reflexo das regras da monarquia. O elenco traz atores e atrizes que são muito parecidos com os personagens na vida real, o que torna a série ainda mais interessante. Se você estava querendo uma dica de série nova, está aí, temos certeza que vai prender sua atenção! 

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here