O MUNDO SE DESPEDAÇA: ROMANCE NIGERIANO ABORDA QUEDA DA TRADIÇÃO APÓS COLONIZAÇÃO BRITÂNICA

0
2484

Marco na literatura africana, obra é contemporânea às primeiras lutas de independência no continente

Considerado por críticos como o livro fundador da moderna literatura nigeriana e, sem dúvida, uma das mais importantes (e mais lidas) produções literárias do continente africano, Things Fall Apart (O mundo se despedaça), narra de maneira magistral a desintegração da sociedade tradicional da região diante da chegada dos colonizadores britânicos.

Romance do nigeriano Chinua Achebe (1930-2013), um dos maiores escritores africanos da atualidade, que inclusive recebeu o Man Booker International em 2007, o livro foi publicado em 1958, dois anos antes da independência da Nigéria.

História

A obra narra o começo da desintegração da cultura ibo após a chegada dos europeus. Até então um mundo fechado ao estrangeiro, as crenças, os valores, os costumes típicos e características da tribo são colocados em xeque pelos missionários britânicos que trazem consigo o cristianismo, uma nova forma de governo e a força da polícia.

Okonkwo, bravo guerreiro do clã e respeitado patriarca da comunidade – personagem principal do livro – se opõe aos missionários e tenta organizar uma revolta, mas ele não contava com a adesão à nova crença de muitos de seus conterrâneos, vizinhos e companheiros de aldeia, inclusive do seu primogênito, Nwoye. Os britânicos exploraram habilmente as divisões daquela sociedade, cortando as fibras que a mantinha unida.

Nasce uma nova sociedade, opressiva e cheia de conflitos, com uma nova forma de governo, um único Deus, escolas e instituições reguladoras.

Para os analistas internacionais e entusiastas da história, o livro é indicado para compreender o processo de colonização na África, a opressão do estrangeiro, a transmissão de valores, sobretudo religiosos, e a instauração das instituições ocidentais no continente.

Leia também:

SUBMISSÃO: Romance francês é sátira sobre o declínio da cultura europeia.

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here