SPOTLIGHT é o filme do ano. Quem não viu deve ir correndo ver

0
2230

Vencedor do Oscar de melhor filme, o longa conta a história real de uma equipe de jornalistas que investiga casos de abusos sexuais praticados por padres católicos, deflagrando um dos maiores escândalos internacionais de nosso tempo.

A equipe Spotlight que dá nome ao filme (Holofote, em português) é formada pelos melhores jornalistas investigativos do The Boston Globe. Em 2001, após a contratação de um novo editor para o jornal, a equipe recebe uma ordem: investigar um caso de um padre que supostamente havia abusado de uma criança.

Em pouco tempo, o time Spotlight, que inicialmente acreditava se tratar de um caso isolado, descobre um padrão de abuso de crianças em Massachusetts, envolvendo cerca de 90 padres. A investigação atestou que um meticuloso esquema de acobertamento dos delitos e proteção dos infratores era mobilizado por superiores hierárquicos, no caso de Boston por seu infame arcebispo, o cardeal Bernard Law, que renunciou ao cargo.

The Boston Globe começou a publicar a série de reportagens sobre o tema no início de 2002. A repercussão logo estimulou novas denúncias vindas de toda parte dos EUA, multiplicando o número de membros envolvidos. A investigação deu visibilidade ao pesadelo dos abusos sexuais contra crianças praticados por sacerdotes católicos. Antes as denúncias eram esparsas e sempre refutadas pela Igreja. Trata-se de, talvez, o maior escândalo internacional de nosso tempo.

Até 2014, o Vaticano já havia aplicado sanções contra 3.500 religiosos em todas as partes do mundo. O assunto é ainda dramático e delicado para a instituição.

O filme é super indicado para profissionais de RI e para quem atua ou deseja atuar com jornalismo investigativo. O Vaticano apresenta-se como um ator cada vez mais relevante na política internacional por meio da atuação proeminente do papa Francisco, e Spolight é um must para os analistas que desejam compreender de maneira mais aprofundada os recentes escândalos que envolvem a instituição religiosa e os novos contornos da diplomacia da Santa Sé.

  • Filme: Spotlight – Segredos Revelados
  • Prêmio: Oscar de melhor filme
  • Duração: 2h8min

Assista ao Trailer:

Links interessantes:

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here