Trabalho voluntário: oportunidade de fazer o bem e adquirir a experiência que faltava no currículo

O trabalho voluntário é uma maneira de conseguir a primeira experiência profissional. Além de engradecer o currículo, ele ajuda no desenvolvimento pessoal.

0
4348

Em muitas palestras que tenho dado Brasil a fora, respondo sempre a mesma pergunta: “A maior parte dos editais das vagas pede experiência. Mas como eu vou ter experiência se ninguém me dá a primeira oportunidade?”

Para essa pergunta não existe fórmula mágica, mas a gente tenta te ajudar a trilhar o seu próprio caminho.

Uma forma de driblar o requisito “experiência” no seu currículo é buscando oportunidades de fazer trabalho voluntário. Para muitas oportunidades de voluntariado não é necessário experiência prévia, ou ainda, os voluntários recebem o treinamento necessário para a execução de suas atividades. O mais importante é que o voluntário seja comprometido, compareça nos dias e horários estabelecidos, e faça um trabalho sério. Nós já fizemos um post sobre isso. Clique aqui.

No Rio de Janeiro, nós indicamos a CÁRITAS RJ que faz um trabalho muito bacana de apoio e atendimento a refugiados e solicitantes de refúgio. Por atender pessoas de diversas nacionalidades, entedemos que o (futuro) Internacionalista pode ajudar muito com as questões das diferenças culturais, apoiando o refugiado a se inserir na cultura brasileira, fazendo traduções, dando aulas de português, ou mesmo qualquer outra atividade de apoio que a instituição realize.

Independente da causa que uma ONG apoia, qualquer trabalho voluntário vai engrandecer não só o seu currículo, mas também a sua vida pessoal.

O voluntariado vai te dar experiência de trabalho, vai mostrar ao recrutador que você está buscando crescimento independente da remuneração, que sabe trabalhar em equipe, é pró-ativo, entre outras caraterísticas que o mercado de trabalho aprecia. Pessoalmente esse ganho é muito subjetivo, pois depende de cada um, mas acho que vai te promover uma sensação de fazer o bem e contribuir para uma sociedade melhor, para dizer o mínimo.

Assim, fica de olho nessas oportunidades que a CARITAS RJ abriu:

Vagas abertas no momento:

ACOLHIMENTO
Auxílio na recepção à população refugiada, tradução de entrevistas sociais e apoio a procedimentos de integração.
Para informações sobre requisitos e inscrição, clique aqui.

ALFABETIZAÇÃO
O(A) voluntário(a) deve alfabetizar e dar aulas de língua portuguesa para solicitantes de refúgio e/ou refugiados não alfabetizados.
Para informações sobre requisitos e inscrição, clique aqui.

PROTEÇÃO LEGAL
No setor de Proteção Legal, os voluntários auxiliam em atendimentos sobre regularização dos refugiados e mecanismos de proteção; realizam pesquisas sobre os países de origem dos solicitantes de refúgio e elaboram pareceres para embasar a defesa dos casos; e dão apoio às ações de advocacy do setor.
Para informações sobre requisitos e inscrição, clique aqui.

RECREAÇÃO DE CRIANÇAS
A principal função é apoiar com atenção, cuidado e atividades lúdicas enquanto os pais das crianças estão no curso de português ou na aula de yoga.
Para informações sobre requisitos e inscrição, clique aqui.

APOIO PEDAGÓGICO 
Os(As) voluntários(as) acompanham o desenvolvimento do curso de português para refugiados junto à coordenação pedagógica, auxiliando na organização e nas aulas. As atividades ocorrem na UERJ, às terças e quintas, das 9h30 às 11h30. É necessário ter nível intermediário de inglês ou francês.

ATENDIMENTO NO CENTRO PÚBLICO DE TRABALHO 
Suporte e tradução de atendimento para inserção dos refugiados no mercado de trabalho. Ocorre no CPETR-Tijuca, às terças e quintas, na parte da manhã e da tarde.

CURSO DE PORTUGUÊS 
Ensino de português utilizando uma das línguas mediadoras: francês, inglês, espanhol ou árabe. As aulas ocorrem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), às terças e quintas, das 10h às 11h30. Não é necessário atuar nos dois dias da semana nem ter experiência como professor(a), mas exige-se pelo menos nível intermediário em uma das línguas mediadoras.

VÍNCULOS SOLIDÁRIOS 
Setor responsável por responder ao diálogo externo da Cáritas RJ. Os voluntários têm funções variadas, como apoio na gestão de voluntários, na produção de eventos e no estabelecimento de parcerias. O horário e os dias são flexíveis.

Essa parte da descrição das vagas foi retirada integralmente do site da CÁRITAS RJ e o conteúdo completo você pode conferir clicando aqui.

Fiquem de olho no limite para se candidatar, e boa sorte!

Abraços,

Elisa

Leia também:

COMPARTILHAR
Internacionalista, mineira, radicada no Rio de Janeiro desde 2012. Idealizadora/Fundadora do What's Rel? (2011). Business Development Latin America para uma empresa canadense de engenharia, sócia da PAR Consultoria, e grande entusiasta da carreira de R.I. :)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here