Sobre a vaga
Atividades
Contribuir com a qualidade das propostas, emendas, alterações e revogações de leis por parte dos deputados federais do partido Novo na Câmara, assim como apoiá-los em suas atribuições de fiscalizar e controlar as ações do Poder Executivo no que diz respeito às políticas públicas para área da Educação.
Atividades
- Elaborar Notas Técnicas a respeito de proposições legislativas alinhadas aos princípios liberais e aos valores do Partido NOVO;
- Redigir proposições legislativas;
- Identificar oportunidades de atuação legislativa;
- Produzir estudos para debates, palestras, discursos etc;
- Prestar consultoria e subsidiar tecnicamente a Bancada e os Deputados em relação à área de atuação do assessor;
- Acompanhar as comissões de sua responsabilidade e revisar as Notas Técnicas dos Gabinetes;
- Assessorar a Bancada no plenário nas matérias de sua responsabilidade;
- Propor abordagens de atuação nas proposições legislativas;
- Propor atuações legislativas para avanço da Agenda Legislativa no Novo na Câmara, de forma a incluir na pauta de deliberações as proposições da Agenda e impedir que proposições contrárias avancem na Casa;
- Apoiar o desenvolvimento dos trabalhos legislativos com foco nas agendas de educação;
- Apoiar a diretoria de fiscalização com monitoramento de dados sobre as políticas educacionais em execução pelo Executivo e realização de avaliações sobre o andamento dessas políticas;
- Prestar assessoria com análise de dados e indicadores sobre o Ensino Básico e Superior no Brasil.
Requisitos
- Ensino Superior nas áreas de Economia, Administração, Gestão de Políticas Públicas, Direito, Relações Internacionais, mas não exclusivamente;
- Experiências com políticas educacionais, tanto do ponto de vista conceitual (mestrado/doutorado) quanto prático (tendo atuado em secretarias de educação, organizações privadas, não-governamentais, ou terceiro setor);
- Experiências com pesquisas, análise de dados e indicadores;
- Capacidade de analisar produções científicas sobre políticas educacionais, avaliando o rigor técnico da pesquisa e seus achados;
- Conhecimento e capacidade para trabalhar com as bases de dados do Inep e outros indicadores educacionais disponíveis;
- Interesse e curiosidade para buscar informações sobre políticas educacionais e seus resultados, seja no plano nacional quanto internacional;
- Disposição para propor e conduzir análises;
- Capacidade de distinguir posicionamentos exclusivamente ideológicos de argumentos com base científica para avaliar o custo-benefício de determinadas políticas e programas educacionais;
- Conhecimento sobre o sistema educacional brasileiro, atribuições dos entes e responsabilidades dos poderes Executivo e Legislativo;
- Disposição para planejar alterações na legislação de maneira qualificada e bem embasada; – Afinidade com os princípios do Novo;
- Conhecimento de processo legislativo e regimento interno da Câmara dos Deputados será considerado um diferencial.