O Escritório do Coordenador Residente abrange todas as organizações das Nações Unidas que têm atividades operacionais no Brasil. Designado o Representante do Secretário-Geral da ONU e líder da Equipe de País da ONU (UNCT), o Coordenador Residente (RC), em consulta com o UNCT, assume a responsabilidade e a coordenação do desenvolvimento das atividades da ONU no âmbito do país. O UNCT é composto pelos e pelas representantes dos fundos e programas, agências especializadas e agências não-residentes da ONU.
A Equipe de País da ONU tem diversas estruturas de trabalho que visam a garantir uma ação interagencial coordenada no país, implementando atividades conjuntas sob a liderança do Coordenador Residente.
A(O) Estagiária(o) de Direitos Humanos, sob a supervisão direta da Oficial de Coordenação da ONU, da Assessora de Direitos Humanos da ONU e Assistentes, em cooperação próxima com as agências da ONU, fornecerá suporte à execução de serviços pelo Escritório de Coordenação da ONU, administrando informações e fornecendo apoio à implementação das atividades da ONU no país relacionadas a temas de direitos humanos.
Esta oportunidade de estágio não conduzirá a vínculo empregatício na sequência. O seu objetivo é de oferecer a oportunidade de aprender, adquirir experiência e complementar os seus estudos.
O estágio será realizado nas dependências da Casa da ONU – Complexo Sérgio Vieira de Mello em Brasília, Brasil.
Duties and Responsibilities
Sob a supervisão direta e orientação da Oficial de Coordenação da ONU, da Assessora de Direitos Humanos da ONU e Assistentes, a(o) Estagiária(a) de Direitos Humanos deverá realizar as seguintes tarefas:
- Realizar pesquisas sobre temas de direitos humanos.
- Dar suporte à preparação de eventos, oficinas de trabalho, reuniões e publicações relacionadas à Campanha Livres & Iguais, à Década Internacional de Afrodescendentes, inclusive a Campanha Vidas Negras, e outros temas relevantes de direitos humanos.
- Dar apoio administrativo e logístico a missões e visitas relacionadas a temas de direitos humanos.
- Escrever correspondências de rotina, memorandos, cartas, convites e outros documentos.
Educação:
Vínculo com uma Instituição de Ensino Superior reconhecida, em nível de gradução ou pós-graduação, preferivelmente (mas não exclusivamente) em Relações Internacionais, Direito, Ciências Sociais, Estudos do Desenvolvimento ou áreas correlatas.
Conhecimento sobre temas de direitos humanos é uma vantagem.
Experiência:
Boas habilidades em informática (Pacote Office, incluindo Excel, Word e Power Point).
Boas habilidades de escrita e comunicação: habilidade para expressar ideias e conceitos de modo claro e conciso, nos formatos escrito e oral.
Experiência prévia de trabalho com temas de direitos humanos, incluindo discriminação racial, gênero, orientação sexual e identidade de gênero é uma vantagem.
Idiomas:
Fluência em português.
Conhecimento instrumental desejável em Inglês ou Espanhol (não obrigatório).
Documentos necessários à candidatura:
Curriculum Vitae (CV) atualizado e em Português.
Carta de apresentação em Português explicando por que você é a(o) candidata(o) mais adequado para esta posição (máximo de 500 palavras).
Curtiu? Inscreva-se aqui.