Como os Recrutadores veem seu Currículo

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Já parou para refletir qual é a impressão dos recrutadores em relação aos currículos? Quanto tempo em média um recrutador leva para ler os CV? de acordo com a consultoria de RH The Ladders, os recrutadores levam em média apenas 6 segundos para analisar um CV (leia –se Currículo). Os profissionais de RH recebem todos os dias uma enorme quantidade de candidaturas, sendo assim, de forma efetiva procuram por candidatos adequados ao perfil da vaga. Confira abaixo o que os recrutadores analisam nos CV.

Recrutadores veem simplicidade

Um currículo deve ser de fácil leitura, então é importante caprichar em uma fonte simples e limpa, dividindo as seções a fim de simplificar a leitura, utilizando frases curtas. É preciso ter cuidado com os erros ortográficos e de digitação. Uma boa dica é convidar duas pessoas para ler o CV, elas poderão apontar erros que escapou à sua revisão. É essencial ter atenção a formatação, ela precisa ser “clean” com uma aparência profissional.

Recrutadores analisam um currículo atrativo e com valor agregado

Eles precisam encontrar um currículo atrativo, que os motive a continuar lendo. É preciso prender a atenção do recrutador, e um ótimo lugar para causar essa boa impressão, é no campo “resumo profissional”. Nesse espaço o candidato deve apresentar as habilidades e experiências relevantes, demonstrando como o trabalho desenvolvido agrega valor e causa impacto.

Uma maneira eficaz de apresentar essas informações, são através dos números. Procure quantificar as conquistas, como por exemplo, coloque as principais atividades realizadas (evite atividades corriqueiras), e destaque as conquistas e resultados obtidos (com números concretos). Essas informações são ótimas para o recrutador mensurar o valor que um candidato pode agregar a empresa.

 Recrutadores veem sua função atual

Os recrutadores estão atentos à função atual ou a mais recente. Com essa informação eles podem identificar quais são as competências do concorrente, e por isso, detalhar o papel que desempenhou, e os resultados alcançados para a empresa é indispensável.

Nesse caso eles procuram compreender a posição do candidato dentro da organização, as pessoas com quem interagiu (diretores, gestores, fornecedores), além de analisar quais ferramentas ou software o candidato utilizou, tal como, relatórios e sites produzidos.

Recrutadores veem seu foco

A informação crucial do currículo deve ser o objetivo profissional. É importante ser preciso e adaptar esse campo para cada vaga que se candidatar, assim como, evitar generalizações do tipo “área financeira, administrativa, comercial”. Tais  abordagens demonstram aos recrutadores um profissional sem foco, e que ainda se encontra perdido na carreira (leia nosso post sobre autoconhecimento e saiba como definir seu objetivo profissional). Opte por ser específico, como por exemplo: “Gerente Comercial, Analista Internacional”. Essa segunda forma exprime ao recrutador um profissional confiante, e que se identifica com a área de atuação.

Agora que sabemos o que um recrutador espera ao receber um currículo, é só usar essas informações para montar um currículo campeão e conquistar aquela sonhada vaga de emprego.

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFRRJ e Colaboradora Voluntária Glayceane Souza.

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