Consultor de Operações – Banco Interamericano de Desenvolvimento – Brasília, DF

0
1385
vagas relações internacionais
BID

Contexto: A representação no Brasil requer contratar consultores em operações para executar uma ampla variedade de funções operativas destinadas a apoiar a execução e o monitoramento dos projetos da carteira do Banco no país.

A equipe: Os consultores de operações terão como principais funções as que se apresentam abaixo, sem, portanto, estarem limitadas a estas, para cujo desenvolvimento contará com a orientação e suporte do Chefe de Operações, Especialistas Setoriais, de Aquisições e Fiduciários em relação às tarefas que sejam solicitadas. O objetivo da Representação é gerenciar a carteira de projetos eficientemente. Apoio operacional durante a preparação e a execução dos empréstimos e cooperações técnicas em função da carteira que lhe for correspondente.

O que você fará: O candidato selecionado deverá:

1. Apoiar os Órgãos Executores na elaboração de todas as ferramentas de planejamento e monitoramento: Planos de Execução do Projeto, Planos Operativos Anuais e Planos de Aquisições; monitorar as atividades que se executam no marco dos projetos verificando sua consistência com os referidos planos; assessorar aos Órgãos Executores na aplicação correta das políticas de aquisições do Banco, revisar de maneira prévia e/ou posterior a documentação gerada pelos Órgãos Executores relacionada aos seus processos de aquisições de obras, bens, consultoria e serviços, para garantir que as políticas de aquisições vigentes estejam sendo cumpridas; realizar o registro no universo de contratos que são pagos com recursos de financiamento do Banco; verificar a concretização dos produtos e/ou serviços contratados, e dar suporte na preparação das comunicações dirigidas aos Órgãos Executores relacionadas à posição do Banco sobre as aquisições que se efetuem no marco da execução dos projetos.
2. Dar seguimento às cláusulas contratuais estabelecidas nos Contratos de Empréstimos e Convênios de Cooperação Técnica existentes entre o Banco e os Organismos no país, realizando um monitoramento das mesmas através dos sistemas de controle do Banco; analisar a documentação relacionada de acordo aos requisitos contratuais que os Órgãos Executores apresentem e processar as ações correspondentes no sistema, incluindo a preparação de resposta do Banco às solicitações recebidas; coordenar ações com os Órgãos Executores a fim de garantir o cumprimento oportuno e adequado dos requisitos estabelecidos nos Contratos ou Convênios de Financiamento e que a informação no sistema de controle do Banco esteja permanentemente atualizada.
3. Apoiar aos Órgãos Executores na correta aplicação dos registros contábeis e na utilização dos instrumentos de desembolso do Banco a fim de garantir uma adequada administração financeira dos projetos; revisar as solicitações de desembolso apresentadas ao Banco pelos Órgãos Executores fazendo a averiguação prévia e/ou posterior da correta contabilização dos gastos e a documentação de suporte para que as mesmas sejam posteriormente validadas no sistema de desembolso do Banco, verificando a elegibilidade dos gastos e a relevância; analisar a documentação apresentada ao Banco pelos Órgãos Executores relacionada à administração financeira dos projetos (contabilidade, orçamentos, transferências, rotas bancárias, etc.) e fazer recomendações na tomada de decisões pelos Especialistas responsáveis pelos projetos; preparar as comunicações do Banco relacionadas às transações financeiras dos projetos.
4. Dar suporte aos Especialistas responsáveis pelos projetos na realização das avaliações de risco, na elaboração dos planos de mitigação e monitorar a execução das atividades incluídas nestes planos. Apoiar na realização de visitas de inspeção técnica e financeiro/contábil, administrativas e o acompanhamento da implementação das recomendações.
5. Estabelecer e manter uma relação permanente, contínua e de mútuo apoio com os Órgãos Executores e sua equipe, sob a orientação dos Especialistas Setoriais, de maneira que solucionem os problemas que se apresentem durante a execução dos projetos de modo rápido, instituir mecanismos de alertas antecipadas que demonstrem atrasos ou desvios na execução e tomar as ações necessárias para superar estas situações. Adicionalmente, esta relação deve permitir que toda a documentação que os Órgãos Executores enviem ao Banco referente à execução dos projetos estejam livres de erros ou omissões significativas que possam atrasar sua tramitação. Apoiar o Especialista Setorial e os Especialistas Fiduciários nas atividades necessárias para o sucesso dos resultados das operações sob sua responsabilidade.
6. De acordo com a solicitação do Chefe de Operações, preparar relatórios de progresso para facilitar a inspeção e o acompanhamento dos projetos da carteira, da implantação da Estratégia País e de outros aspectos que tenham relação com as operações do Banco no país. Participar nas reuniões de revisão da carteira e supervisão dos projetos, fazendo o acompanhamento dos acordos estabelecidos, bem como da coordenação operativa do Banco convocadas pelo Representante ou o Chefe de Operações.
7. Garantir a atualização permanente dos sistemas informáticos do Banco na realização dos seus trabalhos fazendo uso adequado deles; manter os arquivos físicos e eletrônicos dos projetos gerados como produto de suas funções de acordo com a norma do Banco sobre o tema.
8. Realizar apresentações informativas sobre as atividades, estratégias e procedimentos relacionados a operações.
9. Compartilhar conhecimento sobre melhores práticas ao grupo de analistas de operações e apoiar na compilação de lições aprendidas que possam ser aplicadas às futuras operações.
10. Participar nas missões de preparação das operações.
11. Apoiar nas análises de capacidade institucional.
12. Participar na preparação/revisão dos documentos da proposta de empréstimo.
13. Apoiar na entrada e monitoramento nos Sistemas do Banco: Elegibilidade total ou parcial, cláusulas contratuais, desembolsos e projeções, percentual do fundo rotativo (se houver), extensões de cláusulas contratuais, atualização da informação semestral de progresso nos sistemas, ajustes orçamentários e/ou cancelamento de fundos remanescentes.
14. Apoiar na implementação das recomendações de auditoria interna e das auditorias externas dos projetos.
15. Coordenar e centralizar na coleta de dados para o processo de preparação do Relatório de Encerramento dos Projetos, participando do seminário de encerramento dos programas, participando da reunião de Revisão da Qualidade e Risco e preparar relatório de lições aprendidas sobre a gestão financeira.
16. Se necessário, realizar e colaborar com outras tarefas para certificar a entrega do programa operativo do Grupo BID.

O que você precisará:

Cidadania: Você é um cidadão de Brasil ou um cidadão de um dos nossos 48 países membros com residência ou permissão legal para trabalhar no Brasil.
Consanguinidade: Você não tem membros da família (até quarto grau de consangüinidade e segundo grau de afinidade, inclusive cônjuge) trabalhando no Grupo do BID.
Educação: Graduação em engenharia, business/administração ou áreas afins. Pós-graduação (MBA ou especialização) ou Mestrado áreas correlatas a sua formação ou à Gestão de Projetos.
Experiência: Mínimo dois anos de experiência.
Idiomas: Fluência em espanhol ou inglês.

Resumo da oportunidade:

Tipo de contrato e modalidade: Consultoria CNS Full-Time nacional do Brasil.
Duração do contrato: 12 meses (podendo ser renovado).
Localização: Representação do BID no Brasil – Brasília/DF.
Pessoa responsável: Chefe de Operações
Requisitos: Deve ser cidadã/ão de um dos 48 países membros do BID e não ter familiares que trabalhem atualmente no Grupo BID.

Nossa cultura: Nosso pessoal está comprometido e apaixonado por melhorar vidas na América Latina e Caribe, e eles conseguem fazer o que mais gostam num ambiente de trabalho diverso, colaborativo e desafiante. Somos a primeira instituição de desenvolvimento da América Latina e do Caribe a receber a certificação EDGE, reconhecendo nosso forte compromisso com a igualdade de gênero. Como funcionário, você pode fazer parte de grupos de recursos internos que conectam nossa comunidade em torno de interesses comuns.

Alentamos a que mulheres, afro-descendentes, pessoas de origens indígenas e pessoas com deficiência se inscrevam.

Sobre nós: No BID, estamos comprometidos em melhorar vidas. Desde 1959, somos uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional na América Latina e no Caribe. Nós fazemos mais do que emprestar embora. Fazemos parceria com nossos 48 países para fornecer à América Latina e ao Caribe pesquisas de ponta sobre questões de desenvolvimento relevantes, orientação de políticas para informar suas decisões e assistência técnica para melhorar o planejamento e a execução de projetos. Para isso, precisamos de pessoas que não apenas tenham as habilidades certas, mas também sejam apaixonadas por melhorar vidas.

Nossa equipe de Recursos Humanos analisa cuidadosamente todas as aplicações.

Additional Information:

Clique aqui para se inscrever!

 

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here