Consultor para Operações – BID

0
2617
vagas relações internacionais
BID

TERMOS DE REFERÊNCIA

Fundado em 1959, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (“BID” ou “Banco”) é uma das principais fontes de financiamento para o desenvolvimento econômico, social e institucional na América Latina e no Caribe. O BID apoia com empréstimos, doações, garantias, assessoria política e assistência técnica os setores público e privado de seus países participantes.

 

Antecedentes

O BID tem uma Representação em cada um dos 26 países tomadores de recursos, cujas principais responsabilidades são: a) Desenvolver uma estreita relação de diálogo com as instituições do setor público e privado para identificar as necessidades de desenvolvimento do país, de acordo a demanda e ao contexto; b) Desenvolver, implantar e monitorar as estratégias do Banco no país; c) Coordenar e supervisionar os processos de desenho e execução dos projetos do Banco no país.

Em sua estratégia de relacionamento com o Brasil, em algumas oportunidades, o BID identifica a necessidade do negócio em o próprio Banco executar projetos de cooperação técnica em apoio ao país. Os projetos são desenvolvidos e implementados por técnicos setoriais e de operações.

A área de operações é responsável pelo apoio na implementação de projetos executados por clientes externos ou internos. As políticas de aquisições aplicáveis aos projetos executados no âmbito corporativo, entretanto, diferem muito daquelas aplicadas ao cliente externo.

Por um tema de eficiência, embora o conhecimento das políticas corporativas seja uma responsabilidade de todos os setores do Banco, a representação no Brasil decidiu pela criação de uma unidade centralizada para execução de cooperações técnicas executadas pelo Banco – UECT. Com a nova unidade, apresenta-se a necessidade da contratação de equipe que possa apoiar a execução desses projetos. O consultor de apoio à essa unidade terá como principais funções as que se apresentam abaixo, sem, entretanto, estar limitadas a estas. O desenvolvimento das tarefas do consultor será realizado no âmbito da UECT, coordenado pelo Especialista de Operações responsável pela gestão da carteira de cooperações técnicas, e sob coordenação geral do Chefe de Operações da representação do Banco no Brasil.

 

Objetivo(s) da Consultoria

O objetivo da consultoria é fornecer apoio operativo à equipe de Operações no âmbito dos projetos de cooperação técnica, prioritariamente durante a preparação, execução, gerenciamento e monitoramento dos produtos e resultados de cooperações técnicas executadas pelo Banco.

 

Atividades Principais

Em função das atividades pertinentes à sua carteira designada, o(a) candidato(a) selecionado deverá:

  •  Elaborar o planejamento da execução dos projetos: planejar a execução das atividades definidas para implementação dos projetos, verificando sua consistência e temporalidade com o planos de aquisições e cronograma; assessorar os especialistas na aplicação correta das políticas do Banco aplicáveis, revisar de maneira prévia e/ou posterior a documentação relacionada aos processos de aquisições de consultoria e serviços para garantir que as políticas de aquisições aplicáveis estejam sendo cumpridas; realizar o registro no universo de contratos conforme a necessidade; dar suporte na preparação das comunicações dirigidas aos beneficiários relacionadas às contratações que se efetuem no marco da execução dos projetos. Para tanto o candidato deverá elaborar, organizar e manter atualizado o andamento das tarefas necessárias para executar as ações do plano de implementação dos projetos, detalhando os responsáveis, status, cronograma e comentários, garantindo o cumprimento do plano de aquisições vigente e do cronograma dos projetos; monitorar continuamente a execução e propor alterações no planejamento se necessárias; e elaborar informações de execução do projeto para fins de monitoramento da execução do projeto (PMR) quando requeridas.
  • Apoiar as contratações dos projetos. Reunir documentação necessária para contratação de consultor individual ou para solicitar autorizações necessárias junto a OCSU; elaborar memória de cálculo sobre os honorários definidos pela área administrativa, tramitar processo no sistema do Banco e acompanhar a tramitação da contratação de consultor; solicitar elaboração de proposta técnica e financeira para empresa escolhida e monitorar o recebimento da proposta da empresa. Apoiar o especialista setorial na negociação do contrato com empresas de consultoria (organizar a reunião e fazer os registros devidos). Apoiar a conclusão das negociações da proposta aprovada com base em contratos padronizados do Banco com a empresa selecionada e assinaturas correspondentes; registrar o contrato nos sistemas do Banco. Solicitar orçamentos para serviços conforme especificações da equipe de projeto e avaliar orçamentos apresentados buscando proposta mais adequada; apoiar a equipe do projeto na elaboração da agenda de eventos; elaborar cartas-Acordo e viabilizar passagens aéreas, se necessário; elaborar estimativa de orçamentos de aluguel de espaço e logística de eventos; analisar e propor a contratação de serviços em base às melhores práticas de transparência, eficiência e efetividade; participar da organização de seminários/ eventos.

  • Realizar a gestão dos contratos dos projetos.  Acompanhar prazos de entrega dos produtos e prazos de encerramento dos contratos;  conferir a prestação de serviços e eventos conforme acordado nos contratos de prestação de serviços; arquivar documentação conforme política do Banco; registrar no sistema financeiro o comprometimento de fundos dos contratos assinados em cada projeto adequadamente.

  • Garantir uma adequada administração financeira dos projetos: Receber documentação e conferir notas fiscais; revisar as solicitações de pagamento apresentadas ao Banco pelos contratados; conferir documentação necessária e verificar a pertinência dos gastos; averiguar previamente a correta contabilização dos gastos e a documentação de suporte; realizar pré-análise dos pagamentos para viabilizar análise e validação nos sistemas de desembolsos do Banco; inserir pagamentos nos sistemas correspondentes.

  • Garantir uma eficiente gestão da informação dos projetos.  Criar e manter informação sobre Termos de Referência dos produtos contratados; criar e manter informação de fornecedores/ consultores; criar e manter informação de produtos de conhecimento elaborados pelos projetos. ; realizar apresentações informativas sobre as atividades, estratégias e procedimentos relacionados a operações da carteira da UECT; fazer o acompanhamento dos acordos estabelecidos nas revisões da carteira de projetos de cooperação técnica; apoiar na implementação das recomendações de auditoria interna e das auditorias externas dos projetos.

  • Manter as informações de planejamento, monitoramento e execução do projeto atualizadas nos sistemas correspondentes; manter os arquivos físicos e eletrônicos dos projetos gerados como produto de suas funções de acordo com a norma do Banco sobre o tema; compartilhar conhecimento sobre melhores práticas ao grupo de operações e apoiar na compilação de lições aprendidas que possam ser aplicadas às futuras operações.

  • Apoiar, por solicitação dos especialistas setorial, fiduciário ou operações, na realização de missões aos projetos, e participar na elaboração de agendas de reuniões de missões e na elaboração das Ajudas à Memória.

  • Realizar e colaborar com outras tarefas para certificar a entrega do programa operativo do Grupo BID.

 

Qualifications

 

  • Título/Nível Acadêmico / Anos de Experiência Profissional: Título Universitário em Administrador de Empresas, Relações Internacionais, Advogado, Engenheiro, Ciências Contábeis, Ciências Sociais e/ou afins. Será considerado um diferencial os candidatos que possuírem experiência comprovada em execução de projetos ou experiência em área de contratação maior que 2 anos.
  • Idiomas: Português, Domínio do Espanhol ou Inglês.

  • Habilidades necessárias: Domínio em nível avançado do Microsoft Office (Word, Excel, Power Point, Outlook) . Experiência em Microsoft Project e Office365 (OneDrive, PLANNER, OneNote) é desejável. Serão considerados como diferenciais conhecimentos ou certificações em: Construção de Banco de Dados (Access ou equivalente), Trello, Gestão de Projetos (PMI/PMP ou equivalente).

  • Disponibilidade para fazer viagens.

Características da Consultoria

  •  Categoria e Modalidade da Consultoria: Contratual a Prazo Determinado, Mensal
  • Duração do Contrato: 30 meses

  • Local (is) de trabalho: Representação do BID no Brasil – Brasília/DF

  • Pessoa responsável: Especialista Sênior de Operações

Pagamentos e condições: A compensação será determinada de acordo com as políticas e procedimentos do Banco. O Banco, de acordo com as políticas aplicáveis, poderá contribuir com gastos de viagens e mudanças. Além disso, os candidatos devem ser cidadãos de um país membro do BID.

 

Visto e Autorização de Trabalho: O Banco, de acordo com políticas aplicáveis, poderá submeter um pedido de visa às autoridades imigratórias aplicáveis; entretanto, a concessão do visto fica à discrição das autoridades imigratórias. Não obstante, é responsabilidade do candidato obter o visto ou autorização de trabalho necessários requeridos pelas autoridades do(s) país(es) no(s) qual(is) os serviços ao Banco serão prestados. Se o candidato não obtiver o visto ou autorização de trabalho para prestar serviços ao Banco, a oferta de contrato será rescindida.

 

Consanguinidade: De acordo com a política aplicável do Banco, candidatos com familiares (incluindo o quarto grau de consanguinidade e o segundo grau de afinidade, incluindo cônjuges) trabalhando para o Banco como funcionários ou contratuais da Força de Trabalho Complementar não são elegíveis parar prestar serviços ao Banco.

 

Diversidade: O Banco está comprometido com a diversidade e a inclusão, e com a igualdade e oportunidades para todos os candidatos.  Acolhemos a diversidade de gênero, idade, educação, origem nacional, raça, deficiência, orientação sexual, religião e situação de HIV/AIDS.  Fomentamos as candidaturas de mulheres, afrodescendentes e pessoas de origem indígena.

Primary Location: COF-Brazil

Job Posting: May 7, 2018, 6:00:00 AM

Closing Date: May 19, 2018, 5:59:00 AM

Clique aqui para saber mais.
COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here