Assessor(a) de Imprensa (Temporário) – Médicos Sem Fronteiras, Rio de Janeiro, RJ

0
1344

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária médica independente e internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias em cerca de 70 países do mundo. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.

MSF oferece assistência imparcial, com base apenas na necessidade dos pacientes, independentemente de sua origem étnica, gênero, credo ou afiliação política. Para manter sua independência de interferência política, MSF depende das doações de indivíduos para a maioria de seus rendimentos. Esse financiamento privado nos dá a liberdade de responder às maiores necessidades de forma independente e tão rápida quanto possível.
MSF-Brasil é um dos 24 escritórios de MSF distribuídos pela América, Ásia, África, Australásia e Europa, que reúnem recursos financeiros, expertise e pessoal para os projetos de terreno. MSF-Brasil, localizado no Rio de Janeiro, é uma seção associada ao Centro Operacional de Bruxelas e tem suas atividades financiadas com recursos de cidadãos brasileiros.

Em 2017, 150 brasileiros de diversas especialidades foram enviados por MSF-Brasil para projetos pelo mundo. MSF-Brasil conta com mais de 400 mil doadores.

Para apoiar esse trabalho, MSF está recrutando: Assessor(a) de Imprensa (Temporário)

OBJETIVO DO CARGO

Desenvolver e implementar estratégias, planos de comunicação e documentos de suporte de forma a dar visibilidade e acurácia na mídia brasileira aos temas transversais para a comunicação de MSF-Brasil: crises negligenciadas, comunicação para RH, saúde materna e interrupção voluntária da gravidez, bombardeio de estruturas de saúde, legitimidade médica; chagas; hepatite C; TB + HIV, migrações, Campanha de Acesso a Medicamentos, assim como a dossiês específicos priorizados pela organização, projetos especiais e eventos. Trabalhar nichos de interesse de todos os departamentos de MSF-Brasil e apoiar a divulgação na imprensa nos países da CPLP.

Responsabilidades:

– Implementar estratégias de presença de temas transversais e dossiês prioritários na imprensa brasileira com focos na imprensa regional e em nichos de interesse de todos departamentos de MSF-Brasil, por meio, dentre outras atividades, do mapeamento de relacionamento com jornalistas e veículos de nichos e da produção e adaptação de conteúdo.

– Implementar e participar na definição de estratégias de comunicação para mídia, com focos em agências de imprensa nos CPLP e apoiar, quando necessário, os profissionais de comunicação em Portugal e Moçambique.

– Desenvolver planos de comunicação para eventos, – tanto organizados por MSF quanto os que requerem a participação da organização – e para campanhas e departamentos de MSF-Brasil.

– Assegurar o preparo de porta-vozes de MSF-Brasil, juntamente com o coordenador de relações com a imprensa, por meio de briefings, mídia training e preparação para entrevistas, garantindo que o posicionamento de MSF e as principais mensagens sejam transmitidas adequadamente, potencializando a visibilidade da organização e resguardando sua imagem e a de seus profissionais.

– Organizar eventos relacionados à imprensa e estudantes de comunicação, garantindo que o conteúdo de coletivas e cursos atenda às diretrizes de comunicação de MSF para garantir a coerência e uniformidade da linguagem.

– Apoiar a definição de atividades do departamento de comunicação do ponto de vista da repercussão na mídia e o desenvolvimento da resposta de MSF-Brasil a emergências e questões polêmicas no que diz respeito à comunicação, auxiliando na reflexão dos possíveis desdobramentos para resguardar a imagem da organização.

– Colaborar com o(a) coordenador(a) de relações com a imprensa na elaboração de relatórios da área, monitorando e analisando os indicadores estabelecidos para mensurar os resultados das atividades.

– Colaborar na elaboração do orçamento da área de imprensa, pesquisando qualidade dos serviços e negociando valores, a fim de contribuir com o planejamento e o cumprimento do plano anual.

– Contratar e lidar com fornecedores, garantindo que os procedimentos estejam de acordo com as regras estabelecidas pelo departamento administrativo de MSF-Brasil para atender as demandas de imprensa.

– Apoiar a editora, quando necessário, na condução de projetos produzidos por terceiros, oferecendo curadoria e disponibilizando conteúdo, acompanhando e aprovando todas as etapas do projeto para assegurar a reprodução fiel da realidade de MSF, alinhada aos princípios e à forma de atuação da organização em campo.

PERFIL DO CANDIDATO

Requisitos Essenciais

– Graduação completa.
– Sólida experiência em veículos de imprensa e/ou assessoria de comunicação, incluindo na imprensa brasileira.
– Experiência de trabalho em rede e com interlocutores intenacionais.
Idiomas
– Português nativo
– Inglês avançado

Competências

– Pacote Office intermediário
– Compromisso com os princípios MSF
– Visão estratégica
– Resultado e orientação para qualidade
– Trabalho em grupo e cooperação
– Flexibilidade comportamental
– Pensamento analítico
– Capacidade de negociação
– Construção de Redes de Contato e de Relacionamentos

Requisitos de valorização

– Experiência com MSF
– Experiência no terceiro setor

Condições:

– Contrato CLT
– Instalado no escritório de MSF-Brasil, Rio de Janeiro no Centro;

Os interessados deverão se inscrever até  o dia 01/07/2018. Apenas os aprovados na primeira fase serão contactados.

Para saber mais, clique aqui.

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here