Consultor em Liderança e Empoderamento, ONU Mulheres – Boa Vista, Roraima

0
1109

Localização: Boa Vista, Roraima
Prazo para candidaturas: 14/10/2018
Tipo de Contrato: Special Service Agreement (SSA)
Idioma(s) necessário: Português, espanhol
Data esperada de início: 01/11/2018
Data esperada de fim: 30/04/2019

Responsabilidades
Sob a supervisão da equipe da área de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas da ONU Mulheres, a/o consultor/a deve:
1. Conhecer os documentos internacionais de referência sobre o programa da ONU Mulheres sobre Liderança, empoderamento, acesso e proteção das mulheres em resposta a crises (Women’s Leadership, Empowerment, Access and Protection in Crisis Response) e a criação de espaços seguros para mulheres.
2. Conhecer os marcos normativos da política nacional e estadual de enfrentamento à violência contra as mulheres e de empoderamento econômico.
3. Conhecer os documentos produzidos pelas agências da ONU sobre a crise humanitária decorrente do fluxo migratório da Venezuela.
4. Conhecer os dados e a realidade vivenciada pelas mulheres migrantes e refugiadas em Boa Vista e Pacaraima.
5. Conhecer e firmar parcerias com organizações e coletivos da sociedade civil que estejam envolvidas ou possam ser envolvidos em atividades com as mulheres migrantes e refugiadas.
6. Realizar oficinas com grupos de mulheres migrantes e refugiadas, inclusive com as indígenas, para estreitamento de vínculos e redes de proteção.
7. Elaborar plano de ação e calendário de atividades educativas, recreativas, de formação profissional, de formação de lideranças em conjunto com as mulheres migrantes e refugiadas e em parceria com o organismo estadual de políticas para as mulheres, a prefeitura de Boa Vista, e demais agências da ONU com atuação local.
8. Coordenar e implementar as atividades desenvolvidas, contratando serviços de terceiros, quando necessário.
9. Gerir os contratos de serviços.
10. Elaborar a estratégia de transferência de recursos (cash-based intervention) junto com o ACNUR e o Instituto de Migrações e Direitos Humanos, e acompanhar a implementação da iniciativa.
11. Fazer a gestão da informação (registros de presença, tipo e hora de atividades, etc) e elaborar relatórios mensais sobre as atividades desenvolvidas.
12. Atuar em estreita articulação com as equipes locais do ACN
Durante a realização de toda a consultoria, espera-se que o/a consultor/a mantenha contato frequente com a equipe da ONU Mulheres em Brasília.

Produtos, Cronograma e Pagamentos
Produto 1. Relatório de atividades 30 dias – 20%
Produto 2. Relatório de atividades 60 dias – 20%
Produto 3. Relatório de atividades 90 dias – 20%
Produto 4. Relatório de atividades 120 dias – 20%
Produto 5. Relatório de atividades e relatório final analítico, com lições aprendidas
e recomendações -150 dias 20%
Total. 150 dias 100%
OBSERVAÇÃO: A ONU Mulheres revisará os produtos da consultoria em até 5 dias a contar de seu recebimento. Uma vez incorporados os comentários pelo/a consultor/a, os produtos serão aprovados pela ONU Mulheres.

Transporte e Insumos
Insumos para a realização da consultoria, tais como equipamentos, honorários de assistentes e pesquisadores, local de trabalho, transporte para Pacaraima e Brasília, serão de responsabilidade da ONU Mulheres. A ONU Mulheres não se responsabilizará pelos eventuais custos de mudança para Boa Vista nem pelos gastos de deslocamento interno em Boa Vista.

Requisitos Obrigatórios (eliminatórios)
Educação: Graduação em Psicologia, Direito, Serviço Social, Ciências Sociais ou áreas afins. Fluência na língua portuguesa e espanhola.
Experiência: Sólida experiência em coordenação de projetos para a promoção da igualdade de gênero. Desejáveis (classificatórios): Mestrado em Direito, Psicologia, Ciências Sociais, Antropologia ou áreas afins. Experiência na área de violência contra as mulheres. Experiência acadêmica ou profissional em migrações e crise humanitária.
Experiência em gestão de políticas para as mulheres.

Seleção
As candidaturas deverão cumprir integralmente e rigorosamente os requisitos mínimos (eliminatórios), e serão classificadas em função dos seguintes critérios:
Critério Peso: Mestrado em Direito, Psicologia, Ciências Sociais, Antropologia ou áreas afins. (20) Experiência na área de violência contra as mulheres. (30) Experiência acadêmica ou profissional em migrações e crise humanitária. (20) Experiência em gestão de políticas para as mulheres. (30) Total 100. Os critérios serão avaliados com base nos documentos listados na seção “Candidatura” (abaixo).

Processo de seleção: Primeira fase: Triagem de propostas de acordo com os requisitos mínimos. Segunda fase: Análise das candidaturas pelo Comitê de Seleção. Classificação de acordo com os critérios. Terceira fase: Prova, corrigida pelo Comitê de Seleção, a ser realizada dia 16/10/18, no período matutino. Quarta fase: Entrevista, pelo Comitê de Seleção, a ser realizada dia 17/10/18, em horário a combinar. Quinta fase: Análise da proposta financeira e aplicação da metodologia best value for money. Ao fim do processo, a/o candidata/o selecionada/o deverá apresentar os seguintes documentos:
• Cópias dos diplomas e certificados listados no currículo ou Formulário P-11
• Cópias de documentos de identidade com foto e assinatura
• Evidência de propriedade de conta bancária
• Formulário de Fornecedor/a preenchido e assinado
• Formulário P-11 preenchido e assinado

Candidaturas: As/os candidatas/os interessadas/os em participar do processo seletivo deverão preencher o formulário online aqui e
apresentar os seguintes documentos:
1) Currículo atualizado, ou Formulário P11 aqui preenchido e assinado.
2) Evidências dos requisitos mínimos e desejáveis.
3) Proposta financeira, em documento separado, incluindo valor das parcelas por produto e o valor total da consultoria, em reais, conforme a seção “Produtos, Cronograma e Pagamentos”.

Candidatas/os interessadas/os e qualificadas/os devem enviar todos os documentos para: compras.br@unwomen.org até 23:59 do dia 14 de outubro de 2018. Especificar no assunto da mensagem: “Consultor/a local – Liderança, empoderamento, acesso e proteção das
mulheres em resposta à crise humanitária”. Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos necessários devem ser encaminhados para compras.br@unwomen.org. Especificar no assunto da mensagem: “DÚVIDA: Consultor/a local – Liderança, empoderamento, acesso e proteção das mulheres em resposta à crise humanitária”. Dado o grande número de candidaturas recebidas, somente as/os candidatas/os selecionadas/os serão notificadas.

Gostou? Inscreva-se aqui.

COMPARTILHAR
Internacionalista, mineira, radicada no Rio de Janeiro desde 2012. Idealizadora/Fundadora do What's Rel? (2011). Business Development Latin America para uma empresa canadense de engenharia, sócia da PAR Consultoria, e grande entusiasta da carreira de R.I. :)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here