Estágio – ICEM – Instituto Cultura em Movimento – João Pessoa, PB

0
945

O Instituto Cultura em Movimento – ICEM é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, fundada em 2002. Nascido da bem sucedida experiência do projeto Cinema em Movimento – rede nacional de agentes culturais organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros – o ICEM atua em todas as 27 unidades da federação e tem como missão:

  • Ampliar a circulação e o alcance de produtos culturais através da criação e articulação de redes de distribuição e difusão;
  • Facilitar o acesso aos bens culturais às populações excluídas, seja por motivos econômicos ou geográficos;
  • Disponibilizar os produtos culturais como ferramentas para a educação, a transformação social e a construção de uma consciência cidadã;
  • Estimular o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade dos produtores de bens culturais;
  • Treinar, capacitar e promover a profissionalização de agentes e promotores culturais, fixando-os em seus locais de origem.
  • Promover debates, fóruns e seminários em torno da cultura;
  • Estimular o intercâmbio de bens culturais e imaginários entre países afins.

A partir de 2006, o ICEM amplia sua área de atuação, lançando-se na área editorial, com o livro de poemas “Sinais das Idéias”, de Moacir de Oliveira, e na área das exposições, com a mostra itinerante de esculturas “Camille Claudel – À Sombra de Rodin”. Produz ainda o projeto “Marco Universal – Direitos Humanos”, cuja proposta é contribuir para a difusão dos Objetivos do Milênio, através da criação de um acervo de 9 curtas-metragens.

Ao longo dos anos o ICEM vem realizando projetos de diversos formatos para clientes como: Brasil Telecom, Telemar, MetroRio, Prefeitura de Nova Iguaçu, EL Passo, Vale, Perdigão e Thyssenkrupp. Além de parcerias com: UNESCO, UNE, EDUCINE, Coordenação Nacional de DST/Aids, Ação da Cidadania, entre outros. Juntos, esses projetos já beneficiaram mais de 4 milhões de pessoas em 1407 municípios e 689 universidades de todo o país.

Em seus 16 anos de atuação, estes circuitos capacitaram e contrataram 863 agentes culturais, responsáveis pela produção local de 25.925 sessões e 3.416 debates com a mobilização de 5.869 debatedores. Foram exibidos 535 longa-metragens da recente cinematografia brasileira e diversos curtas-metragens.

Saiba mais sobre estes e outros projetos do ICEM através das seções Cinema em Movimento e Projetos do nosso site.

Atividades a serem desenvolvidas:

Auxiliar a Articular parcerias nas universidades para a realização de sessões dos filmes exibidos pelo projeto tal como pesquisar e convidar debatedores para compor as mesas de debates; Auxiliar a Produzir essas sessões e, após a realização delas, promover debates com profissionais das áreas relacionadas à temática dos filmes; Auxiliar a Enviar por e-mail para a coordenação do projeto, com até 05 dias úteis de antecedência, a data, hora, local, filme e debatedores de cada sessão; Auxiliar a Divulgar a sessão, o filme e o projeto no local e no entorno de onde será realizada a sessão; Auxiliar a Documentar a sessão através de fotos, relatório e clipping até 48 horas após a sessão.

Cursos: Marketing, Ciências Políticas, Ciências Sociais.

Bolsa: R$ 980,00

Benefícios: Auxilio Transporte.

Horário: Manhã ou Tarde.

Requisitos: Entre o 3º e o 10º período.

Período: Matutino ou Vespertino – 6 horas diárias.

Informações Adicionais: entrevista online.

Gostou dessa oportunidade? Saiba mais aqui.

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here