Programa de estágio IPC-IG 2019 – IPC-IG, Brasília, DF

0
886

O Programa de Estágio do IPC-IG oferece a um grupo seleto de alunos de graduação e pós-graduação, de alto desempenho acadêmico, a oportunidade de interagir diretamente com o trabalho desenvolvido pelo IPC-IG como fórum global de pesquisa, diálogo sobre políticas e aprendizado Sul-Sul em inovações para o desenvolvimento. Ele foi concebido para apoiar as pesquisas aplicadas e os serviços de assessoria em política prestados pelo IPC-IG e complementar a experiência prática dos estagiários em várias questões relacionadas à proteção social e à cooperação Sul-Sul. O programa opera sob as regras e regulamentos da Política de Estágio do PNUD.

Local de Trabalho:
Os Estágios ocorrem no escritório do IPC-IG em Brasília, no Brasil. Nós oferecemos oportunidades de estágio durante o ano inteiro.

Áreas de Atuação dos Estagiários:
O IPC-IG aceitará estagiários durante todo o ano de 2019, nas seguintes áreas de estágio:

• Área 1: Comunicações e Desenvolvimento Web;
• Área 2: Tradução e Publicações;
• Área 3: Gestão do Conhecimento;
• Área 4: Gestão de Projetos e Operações;
• Área 5: Pesquisa sobre Proteção Social;
• Área 6: Pesquisa sobre Avaliação de Impacto;
• Área 7: Pesquisa sobre Estudos de População;

Os estagiários também podem ser designados para trabalhar em mais de uma área, dependendo de seus interesses e das necessidades do Centro.

Formação Necessária:
Formação acadêmica necessária para os estagiários, por área de estágio:
• Área 1: Jornalismo, Comunicação, Marketing, Gestão do Conhecimento, Relações Internacionais, Ciências Políticas, Relações Públicas, Design Gráfico, Desenvolvimento Web e áreas afins;
• Área 2: Comunicação, Tradução e Interpretação, Design Editorial e Publicação, Jornalismo, Relações Internacionais e áreas afins;
• Área 3: Gestão de Informações e do Conhecimento, Economia, Ciências Políticas, Relações Internacionais, Desenvolvimento Internacional e áreas afins;
• Área 4: Relações Internacionais, Ciências Políticas, Desenvolvimento Internacional, Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento, Administração de Empresas e áreas afins;
• Área 5: Economia, Desenvolvimento Internacional, Sociologia, Ciências Políticas, Políticas Públicas e Sociais, Agronomia, Nutrição, Desenvolvimento Sustentável e áreas afins;
• Área 6: Economia, Desenvolvimento Internacional, Sociologia, Ciências Políticas, Políticas Públicas e Sociais, Agronomia, Nutrição, Desenvolvimento Sustentável, Demografia e áreas afins;
• Área 7: Demografia, Desenvolvimento Internacional, Saúde Pública, Sociologia, Desenvolvimento Sustentável, Políticas Públicas e Sociais e áreas afins;

Duração:
A duração dos estágios é de 12 semanas, mas pode variar de acordo com a disponibilidade e as necessidades acadêmicas do(a) estagiário(a), bem como as necessidades do IPC-IG.

Qualificações:
Os estagiários são escolhidos por meio de um processo competitivo de seleção. As qualificações mínimas exigidas são:
• Estar matriculado(a) em um programa de graduação ou pós-graduação em uma universidade reconhecida; OU diploma de conclusão de curso universitário reconhecido. Neste último caso, o candidato deve iniciar o estágio dentro do período de um ano após a conclusão do curso;
• Demonstrar interesse na área de desenvolvimento, com experiência relevante em pesquisa e publicações;
• Habilidades linguísticas: Fluência oral e escrita em inglês é obrigatória. Proficiência em português, espanhol ou francês é desejável. Fluência em árabe ou chinês é considerada um diferencial.

Competências:
Trabalho em equipe: Boas habilidades interpessoais; capacidade de trabalhar em um ambiente multicultural e multiétnico, demonstrando pleno respeito pela diversidade. Demonstrar sensibilidade e adaptabilidade em termos de gênero, cultura, religião, raça, idade e nacionalidade.
Capacidade de desenvolver e manter relações de trabalho eficazes com outros programas, fundos e agências da ONU. Capacidade de desenvolver e manter relações de trabalho eficazes com outros programas, fundos e agências da ONU.
Profissionalismo: Capacidade de gerenciar processos, manter registros precisos, interpretar / analisar uma grande variedade de dados e identificar / resolver discrepâncias de dados e problemas nas atividades.
Planejamento e organização: boas habilidades organizacionais e capacidade de trabalhar com eficiência e cumprimento de prazos.
Compromisso com a aprendizagem contínua: Iniciativa e vontade de se manter a par das novas tendências de desenvolvimento internacional.
Conhecimento de tecnologias: Proficiência em softwares do Microsoft Office e semelhantes. Aplicações de TI e software multimídia são desejáveis na Áreas 1; Proficiência em STATA ou outros softwares estatísticos será considerada um diferencial nas áreas de pesquisa.
Comunicação: Redação clara e concisa e habilidades eficientes de comunicação oral.

Questões Financeiras:
Os estágios nas Nações Unidas, em seus programas, fundos e agências não são remunerados. As despesas devem ser custeadas pela instituição que indicou o candidato – ou outras que possam prestar o devido apoio financeiro aos seus estudantes, assim como pelo governo do país de origem do candidato – ou pelos próprios candidatos, que terão de conseguir financiamento para sua subsistência e providenciar sua própria acomodação, traslados, vistos, seguros, etc.

Seguros de Saúde e Vida:
O PNUD não será responsável por quaisquer encargos financeiros decorrentes de fatalidade, doença e / ou acidentes ocorridos durante o estágio; portanto, o(a) estagiário(a) deverá dispor de seguros adequados e regulares de saúde e de vida por conta própria. O(A) estagiário(a) deverá preencher o formulário de candidatura com as informações de seu seguro de saúde e vida.

Processo de Candidatura:
Os candidatos deverão enviar os seguintes documentos por e-mail:
• Currículo atualizado;
• O formulário “Candidatura ao Programa de Estágio IPC-IG 2019″ preenchido e assinado;
• Uma Carta de Recomendação de um professor sênior da faculdade ou de um empregador recente que tenha supervisionado diretamente o candidato e que conheça bem o seu desempenho;
• Cópia da página de identificação do passaporte do candidato, no caso de candidatos estrangeiros; Carteira de Identidade (RG), no caso de candidatos brasileiros.

Os candidatos devem enviar estes documentos para internship@ipc-undp.org, com o assunto “Programa de Estágio IPC-IG”.
O processo de seleção consistirá na análise das candidaturas e entrevistas. Este processo pode levar até três meses; os(as) estagiários(as) selecionados(as) não poderão, sob quaisquer circunstâncias, começar a trabalhar até que o Contrato de Serviço seja assinado.

Prazos do processo de candidatura:
A candidatura é analisada cuidadosamente por nossa Equipe de Programa de Estágio. O(A) estagiário(a) receberá um e-mail com o resultado final no prazo de 90 dias. Os resultados costumam ser divulgados no início de cada mês. Devido ao elevado volume de candidaturas, recomenda-se que as pessoas interessadas se candidatem com bastante antecedência.

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here