Efetivo – Analista Comercial Pl. – Aliança – São Luís, MA

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vagas relações internacionais
Aliança

Analista Comercial Pleno – Field Sales – Cabotagem

Alianca
São Luís, MA

Responsabilidades:

  • Analisar e monitorar a situação financeira dos clientes com as áreas internas visando a redução de riscos financeiros para região;
  • Buscar atualização sobre os fatores econômicos e políticos com impactos ao negócio atual e desenvolvimento de novos negócios;
  • Analisar os resultados das nomeações de BID, com base na avaliação do impacto de volume, rentabilidade, participação na conta (market share), estipulação do limite de crédito para faturamento, avaliação da demanda de equipamento (contêiner) por tamanho/tipo/região, bem como alinhamendo do dimensionamento de demanda junto às áreas envolvidas na operação do cliente;
  • Participar dos processos de Tender, por meio do acompanhamento de negociação de BID, participação de reuniões de alinhamento, estreito relacionamento com o cliente para coleta de pontos chaves pertinentes ao negócio, argumentação com envolvidos, além de assegurar o atendimento e registro das condições necessárias, analisar resultados obtidos e conduzir a negociação e demais tratativas envolvendo o cliente;
  • Monitorar a realização do plano comercial, através de informações externas e internas, bem como inserir os inputs nos relatórios gerenciais e participar das reuniões de alinhamento estratégico;
  • Fornecer suporte à área na elaboração e revisão do Plano Comercial, além do acompanhamento periódico e tomada das ações necessárias para o cumprimento do mesmo ao longo do ano;
  • Realizar visitas em Terminais, Provedores ou Portos, buscando identificar oportunidade de melhorias e de novos negócios;
  • Acompanhar, avaliar e atuar na carteira de clientes, através do tratamento de reclamações, busca de novas oportunidades entre a cadeia logística, alinhado ao planejamento estratégico do grupo, conforme prazos e metas estabelecidas, visando a fidelização, expansão e melhorias dos serviços prestados;
  • Alcançar metas pré estabelecidas em conjunto com a gestão, relacionadas a novos negócios, margem de contribuição, aumento e manutenção de volumes;
  • Elaborar relatórios de visitas com os temas abordados, visando apresentar demandas às áreas internas envolvidas, avaliando os feedbacks para retorno efetivo ao cliente;
  • Realizar o controle e arquivamento das propostas, condições e requisitos especiais, em sistemas internos, mantendo contato com os demais departamentos/regiões envolvidas no processo;
  • Controlar a performance de embarque de cada cliente, através dos relatórios internos, buscando entender os desvios e identificar oportunidades alinhadas à estratégia corporativa, visando a manutenção da carteira, maximização de rentabilidade e expansão contínua;
  • Aumentar o volume de contêineres embarcados dos clientes da carteira, visando atingir a meta de margem de contribuição trimestral e anual;
  • Maximizar a venda do produto Intermodal e demais serviços agregados na cadeia logística;
  • Estabelecer rotina de análise dos contratos e cotações, por meio do controle de validade, visando negociar novas propostas, extensão ou renegociação;
  • Elaborar material para visitas externas, preparando apresentação com informações de mercado e temas a serem abordados, bem como resumo da performance da carteira para uso interno;
  • Promover visitas aos clientes da carteira, através de organização e agendamento com base nas negociações contratuais, visando o atingimento da meta organizacional, individual e do departamento;
  • Analisar notificações de Claim emitidos pelos clientes referentes a assuntos amparados pelos acordos comerciais, conduzindo as tratativas junto às demais áreas envolvidas, efetuando as análises necessárias para reverter ao cliente com base no posicionamento da empresa;
  • Elaborar material para reuniões comerciais internas contendo informações de mercado, performance da carteira, oportunidades de novos negócios, desvios e problemas identificados com eventuais riscos ao negócio e apresentação do plano de ação.

Conhecimentos/ Habilidades:

  • Superior em Administração, Logística, Comércio Exterior, Comunicação e Marketing ou áreas correlatas;
  • Desejável Pós-graduação;
  • Inglês intermediário;
  • Conhecimento em Cabotagem;
  • Conhecimento em Análise de Mercado;
  • Conhecimento geral nas áreas de Transporte Marítimo, Rodoviário e Ferroviário, e Logística Portuária;
  • Perfil analítico, raciocínio lógico, planejamento, comunicação verbal/escrita assertiva, iniciativa, relacionamento interpessoal efetivo, resiliência, negociação, rendimento sob pressão e discrição frente às informações confidenciais que este profissional visualizará e atuará.

Todas as nossas vagas estão abertas para pessoas com deficiência.

Sobre nós 

A Aliança é uma empresa que tem o seu foco principal voltado às necessidades dos clientes, com uma sólida cultura de trabalho em equipe e elevado comprometimento com a excelência dos serviços.

Em termos práticos, este princípio se traduz no acompanhamento integral dos serviços prestados, com o respaldo de uma ampla rede de escritórios e agentes localizados em todas as fases da operação e no oferecimento de uma experiência comercial incomparável na América do Sul e completa cobertura de portos escalados na América Latina, bem como na Europa, América do Norte, Caribe, Ásia e África do Sul.

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