Analista de Comércio Exterior
Responsável pelas atividades de apoio às áreas de Suprimentos, envolvendo importação e eventuais exportações de materiais, insumos de produção e equipamentos, através do suporte administrativo as fases dos processos, a fim de contribuir para o cumprimento e abastecimento das demandas, conforme orientações recebidas de seu superior imediato, bem como as normas e procedimentos de qualidade, prazos e custos estabelecidos.
Responsabilidades e atribuições
- Coordenar todo processo de importação desde a prontidão da carga até o momento da entrega na planta, incluindo recebimento dentro do sistema
- Solicitar cotação e concretizar o processo de importação e logística internacional de produtos, matérias-primas e equipamentos, após receber prontidão de carga dos pedidos de compras internacionais,
- Negociar e acompanhar custos envolvidos no processo de importação, a fim de garantir redução nos custos logísticos.
- Acompanhar programação de embarque de materiais de modo a atender as demandas dos diversos setores da empresa, garantindo a entrega conforme necessidade dos clientes internos e externos.
- Controle das programações de entrega e atendimento da necessidade do produto/material na fábrica.
- Manter atualizado os lançamentos de faturas comerciais e previsão de impostos para visão financeira e pagamentos de fornecedores internacionais e de serviços do comércio exterior.
- Elaboração e controle de planilhas/ferramentas de controle dos processos pertinentes ao comércio exterior.
- Levantamento de custos dos processos de importação e análise dos mesmos.
- Participar de reuniões com colaboradores de outras áreas, analisando as informações levantadas, realizando ajustes necessários, a fim de propor ações que viabilizem o processo de importação.
- Levantar as necessidades de registros de declaração de importações diariamente para autorização financeira do registro das mercadorias, produtos e máquinas importados.
- Zelar pela sua segurança e de outros colaboradores, seguindo as normas e instruções estabelecidas pela área de Segurança do Trabalho, e utilizando os EPI’s apropriados.
- Responsável por executar as atividades operacionais de Comércio Exterior, visando o cumprimento dos requisitos, garantindo a operação correta de acordo com as certificações OEA, seguindo as diretrizes da Instrução Normativa RFB 1.598/20 que dispõe sobre o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado, sempre prezando a segurança da Cadeia Logística Internacional e a Conformidade Aduaneira.
- Participar de reuniões internas de trabalho com seu superior imediato e demais colaboradores da área, trocando informações necessárias para manutenção dos fluxos das atividades da área.
Requisitos e qualificações
- Ensino Superior Cursando ou Completo de Comércio Exterior, Administração, Economia ou áreas afins.
- Pacote Office (Obrigatório)
- Sistema de Comércio Exterior (Desejável)
- Inglês (Obrigatório)
Informações adicionais
Benefícios
- Assistência Médica;
- Assistência Odontológica;
- Vale Alimentação;
- Seguro de Vida;
- Transporte (Rota Própria);
- Alimentação (Restaurante Próprio);
- Participação nos resultados (PLR);
Programas e Parcerias
- Programa de reconhecimento de ideias de melhoria;
- Participar de Projetos Sociais contribuindo genuinamente com as pessoas;
- Participar do coral de vozes Aeris;
- Parceria com instituições de ensino que gera descontos diferenciados.
Se você é funcionário Aeris Energy
- Para se candidatar em vagas internas atente-se as regras da Politica de Recrutamento e Seleção ou procure a Coordenadora de Gente da Área ou o Guardião da Torre de Gente da sua Área.
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