Sobre a vaga:
“A Unidade de Desenvolvimento Ambientalmente Sustentável do PNUD Brasil concentra-se em fornecer consultoria técnica e política, design e supervisão de implementação para projetos ambientais relacionados à biodiversidade, mudanças climáticas, produtos químicos e proteção da camada de ozônio, financiados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), Fundo Verde para o Clima (GCF) e Fundo Multilateral para a Implementação do Protocolo de Montreal (FML).
O Fundo Global para o Meio Ambiente, em inglês Global Environmenl Facility (GEF), é um dos maiores financiadores de projetos ambientais no mundo. A iniciativa de cooperação internacional reúne hoje 183 países e trabalha com instituições internacionais, organizações da sociedade civil e o setor privado. O GEF foi estabelecido em 1991 para apoiar a proteção do meio ambiente global e promover o desenvolvimento sustentável
O projeto BRA/18/G31 – “Uso sustentável, acessível e inovador dos recursos da biodiversidade e do conhecimento tradicional associado em promissoras cadeias de valor fitoterápico no Brasil”, financiado com recursos do GEF, é implementado na modalide direta (Direct Implementation Modality – DIM) pelo PNUD, responsável pela gestão do projeto, incluindo o monitoramento e avaliação de suas intervenções, de acordo com as políticas do GEF, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), líder do governo responsável pela supervisão técnica, assegurando o alinhamento com as políticas e programas nacionais relevantes e com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), instituição responsável, dentro do governo, pelo acompanhamento das atividades do Projeto.
O projeto foi elaborado com quatro componentes cujos resultados são:
- Estabelecimento e fortalecimento de cadeias de valor de fitoterápicos em Arranjos Produtivos Locais (APL), fomentando vínculos com mercados promissores e promovendo a geração de renda.
- Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) pública e privada para o desenvolvimento de produtos medicinais à base de plantas nativas brasileiras em conformidade com o Sistema Acesso e Repartição de Benefícios (ARB), resultante do uso de recursos genéticos.
- Simplificação de regulamentos para registro e licenciamento de fitoterápicos, com vistas à comercialização e uso pelo Sistema Único de Saúde (SUS); e
- Gestão do conhecimento, monitoramento e avaliação.”
Atividades:
O(a) Analista de Projeto será responsável por prestar assistência técnica ao projeto, em especial – mas não limitadas – às seguintes atividades:
- Apoiar a elaboração de termos de referência e realizar a revisão, análise e aprovação dos produtos das consultorias contratadas pelo projeto, visando a garantir a qualidade e a consistência com as metodologias do PNUD;
- Apoiar a elaboração dos planos de aquisições com os parceiros do projeto;
- Acompanhar a entrega de produtos e execução dos contratos, incluindo prazos;
- Apoiar o controle orçamentário e financeiro dos projetos;
- Apoiar os gestores de projetos nos processos de solicitação de passagens e diárias, compras, licitação e contratos;
- Apoiar reuniões técnicas visando a construção, discussão e validação dos produtos previstos;
- Assessorar a organização e realização de eventos, reuniões, treinamentos, encontros técnicos e workshops;
- Elaborar atas, minutas, relatorias, transcrições de eventos e documentos similares;
- Executar tarefas relacionadas à gestão documental, registro de cartas, correspondências, memorandos, arquivos dos projetos, entre outros similares, inclusive em ambiente de nuvem de dados (tais como Sharepoint ou plataforma Teams);
- Apoiar a gestão e sistematização do conhecimento do projeto, bem como do seu compartilhamento entre a equipe e o PNUD;
- Elaborar produtos de conhecimento, documentos e avaliações técnicas;
- Assessorar a integração das análises e gestão de conhecimento do projeto;
- Auxiliar na sistematização de lições aprendidas na implementação do projeto ao longo de sua execução, quando necessário;
- Participar de eventos, seminários e atividades formativas e de intercâmbio nacionais e internacionais;
- Participar de treinamentos realizados pelas equipes de operações e programa/projetos.
O(A) Analista de Projeto trabalhará sob a orientação e supervisão técnica da Gerente de Projetos, e apoiando-a na elaboração de produtos, bem como na leitura, análise crítica e revisão de outros produtos elaborados no âmbito do projeto por parte das consultorias de pessoa física e pessoa jurídica contratadas, para garantir que os produtos estejam de acordo aos termos acordados.
Requisitos:
Educação:
- Nível superior completo, preferencialmente em áreas correlatas ao desenvolvimento sustentável, como ciências sociais, ciências econômicas, ciências ambientais, relações internacionais e áreas afins;
- Pós-graduação (stricto ou lato senso), preferencialmente em áreas correlatas ao desenvolvimento sustentável, em políticas públicas, gestão pública, gestão do cooperativismo, ciências sociais, ciências econômicas ou áreas afins.
Experiência:
- Experiência profissional mínima de 4 (quatro) anos em projetos de cooperação técnica e pesquisa e desenvolvimento, nas áreas de meio ambiente;
- Experiência na organização técnica e logística de reuniões, seminários, capacitações, treinamentos, encontros técnicos e workshops;
- Conhecimento em informática (pacote office) e sistematização de dados e informações, incluindo conhecimento sobre redes sociais e outras ferramentas digitais.
Competências e Habilidades Desejáveis:
- Desejável conhecimento e/ou experiência prévia na implementação de projetos voltados para o desenvolvimento sustentável e meio ambiente;
- Desejável experiência de trabalho com povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e/ou agricultores familiares;
- Experiência com Projetos GEF.
Idioma:
- Fluência em Português e Inglês.
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