Efetivo – Analista de Projeto – PNUD – Brasília, DF

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Vagas Relações Internacionais
pnud

Sobre a vaga:

“A Unidade de Desenvolvimento Ambientalmente Sustentável do PNUD Brasil concentra-se em fornecer consultoria técnica e política, design e supervisão de implementação para projetos ambientais relacionados à biodiversidade, mudanças climáticas, produtos químicos e proteção da camada de ozônio, financiados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), Fundo Verde para o Clima (GCF) e Fundo Multilateral para a Implementação do Protocolo de Montreal (FML).

O Fundo Global para o Meio Ambiente, em inglês Global Environmenl Facility (GEF), é um dos maiores financiadores de projetos ambientais no mundo. A iniciativa de cooperação internacional reúne hoje 183 países e trabalha com instituições internacionais, organizações da sociedade civil e o setor privado. O GEF foi estabelecido em 1991 para apoiar a proteção do meio ambiente global e promover o desenvolvimento sustentável

O projeto BRA/18/G31 – “Uso sustentável, acessível e inovador dos recursos da biodiversidade e do conhecimento tradicional associado em promissoras cadeias de valor fitoterápico no Brasil”, financiado com recursos do GEF, é implementado na modalide direta (Direct Implementation Modality – DIM) pelo PNUD, responsável pela gestão do projeto, incluindo o monitoramento e avaliação de suas intervenções, de acordo com as políticas do GEF, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), líder do governo responsável pela supervisão técnica,  assegurando o alinhamento com as políticas e programas nacionais relevantes e com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), instituição responsável, dentro do governo, pelo acompanhamento das atividades do Projeto.

O projeto foi elaborado com quatro componentes cujos resultados são:

  • Estabelecimento e fortalecimento de cadeias de valor de fitoterápicos em Arranjos Produtivos Locais (APL), fomentando vínculos com mercados promissores e promovendo a geração de renda.
  • Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) pública e privada para o desenvolvimento de produtos medicinais à base de plantas nativas brasileiras em conformidade com o Sistema Acesso e Repartição de Benefícios (ARB), resultante do uso de recursos genéticos.
  • Simplificação de regulamentos para registro e licenciamento de fitoterápicos, com vistas à comercialização e uso pelo Sistema Único de Saúde (SUS); e
  • Gestão do conhecimento, monitoramento e avaliação.”

Atividades:

O(a) Analista de Projeto será responsável por prestar assistência técnica ao projeto, em especial  – mas não limitadas – às seguintes atividades:

  • Apoiar a elaboração de termos de referência e realizar a revisão, análise e aprovação dos produtos das consultorias contratadas pelo projeto, visando a garantir a qualidade e a consistência com as metodologias do PNUD;
  • Apoiar a elaboração dos planos de aquisições com os parceiros do projeto;
  • Acompanhar a entrega de produtos e execução dos contratos, incluindo prazos;
  • Apoiar o controle orçamentário e financeiro dos projetos;
  • Apoiar os gestores de projetos nos processos de solicitação de passagens e diárias, compras, licitação e contratos;
  • Apoiar reuniões técnicas visando a construção, discussão e validação dos produtos previstos;
  • Assessorar a organização e realização de eventos, reuniões, treinamentos, encontros técnicos e workshops;
  • Elaborar atas, minutas, relatorias, transcrições de eventos e documentos similares;
  • Executar tarefas relacionadas à gestão documental, registro de cartas, correspondências, memorandos, arquivos dos projetos, entre outros similares, inclusive em ambiente de nuvem de dados (tais como Sharepoint ou plataforma Teams);
  • Apoiar a gestão e sistematização do conhecimento do projeto, bem como do seu compartilhamento entre a equipe e o PNUD;
  • Elaborar produtos de conhecimento, documentos e avaliações técnicas;
  • Assessorar a integração das análises e gestão de conhecimento do projeto;
  • Auxiliar na sistematização de lições aprendidas na implementação do projeto ao longo de sua execução, quando necessário;
  • Participar de eventos, seminários e atividades formativas e de intercâmbio nacionais e internacionais;
  • Participar de treinamentos realizados pelas equipes de operações e programa/projetos.

O(A) Analista de Projeto trabalhará sob a orientação e supervisão técnica da Gerente de Projetos, e apoiando-a na elaboração de produtos, bem como na leitura, análise crítica e revisão de outros produtos elaborados no âmbito do projeto por parte das consultorias de pessoa física e pessoa jurídica contratadas, para garantir que os produtos estejam de acordo aos termos acordados.

Requisitos:

Educação:

  • Nível superior completo, preferencialmente em áreas correlatas ao desenvolvimento sustentável, como ciências sociais, ciências econômicas, ciências ambientais, relações internacionais e áreas afins;
  • Pós-graduação (stricto ou lato senso), preferencialmente em áreas correlatas ao desenvolvimento sustentável, em políticas públicas, gestão pública, gestão do cooperativismo, ciências sociais, ciências econômicas ou áreas afins.

Experiência:

  • Experiência profissional mínima de 4 (quatro) anos em projetos de cooperação técnica e pesquisa e desenvolvimento, nas áreas de meio ambiente;
  • Experiência na organização técnica e logística de reuniões, seminários, capacitações, treinamentos, encontros técnicos e workshops;
  • Conhecimento em informática (pacote office) e sistematização de dados e informações, incluindo conhecimento sobre redes sociais e outras ferramentas digitais.

Competências e Habilidades Desejáveis:

  • Desejável conhecimento e/ou experiência prévia na implementação de projetos voltados para o desenvolvimento sustentável e meio ambiente;
  • Desejável experiência de trabalho com povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e/ou agricultores familiares;
  • Experiência com Projetos GEF.

Idioma:

  • Fluência em Português e Inglês.

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