Descrição do Cargo
O(a) Assistente de Registro responde ao(à) Coordenador(a) de Abrigo e atua com apoio e monitoramento técnico do(a) Oficial de Registro e do(a) Oficial de Gestão de Dados. É responsável por apoiar o registro contínuo e a gestão dos dados da população atendida no abrigo, garantindo a qualidade, consistência, precisão, veracidade e abrangência dos dados. Trabalha para assegurar a proteção de dados e a coleta com o propósito de acesso a serviços no abrigo e/ou na Operação Acolhida. Trabalha em parceria com as equipes do ACNUR, e em cooperação com a Força Tarefa Logística e Humanitária (FT Log Hum), agências da ONU, sociedade civil e outros parceiros da Operação Acolhida.
Atribuições
- Trabalhar para garantir o cumprimento dos princípios humanitários em toda a sua atuação;
- Garantir que a população atendida tenha acesso às informações necessárias sobre os serviços disponibilizados pela equipe no local, para que possa exercer adequadamente seus direitos de receber proteção internacional;
- Reportar ao(à) Coordenador(a) de Abrigo sobre suas atividades diárias, carga horária de trabalho, planejamento de descanso e férias, plantões, e demais questões administrativas;
- Cumprir suas funções conforme descrição do cargo, Código de Ética e Conduta, protocolos internacionais humanitários e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs);
- Estar informado(a) sobre a Operação Acolhida, suas diferentes frentes de trabalho (fronteira, abrigos, interiorização), e ter conhecimentos básicos sobre a rede de proteção no Brasil;
- Estar informado(a) sobre os serviços oferecidos no abrigo, para que possa responder adequadamente à população atendida;
- Estar informado(a) sobre Lei de Migração (L13445/2017) e portarias específicas federais e locais, para o contexto de fronteira, buscando saber sobre novas orientações e diretrizes;
- Criar e fortalecer laços e manter um diálogo aberto com a comunidade beneficiada, com base nos princípios da comunicação não violenta, nos princípios humanitários e no código de ética do ACNUR e da organização, dirimindo possíveis dúvidas e encaminhando demandas aos pares adequados, de acordo com a necessidade;
- Coletar dados para elaboração de relatórios internos relativos às suas atividades, conforme solicitado por seu(sua) supervisor(a);
- Trabalhar em diálogo e boa cooperação com os atores exercendo atividades no local (ACNUR, FT Log Hum, agências ONU, sociedade civil e outros);
- Participar das escalas de plantões de finais de semana e feriados;
- Participar das atividades de gestão do abrigo, incluindo dos serviços de distribuição de itens alimentares e não alimentares, atividades comunitárias, demandas de abertura, reestruturação e fechamento de abrigos, e que envolvam toda a equipe de gestão;
- Apoiar na mediação e gestão de conflitos na comunidade, fazendo os devidos referenciamentos;
- Apoiar na identificação de necessidades específicas na população atendida, por meio de busca ativa e contato diário com a população, fazendo os devidos referenciamentos;
- Participar em reuniões internas da organização, bem como em reuniões com parceiros dentro do abrigo sempre que solicitado por seu(sua) supervisor(a);
- Outras atividades gerais que possam ser atribuídas por seu(sua) supervisor(a) e atividades que surjam como demanda e/ou estratégias da operação.
Requisitos
- Ensino Superior em Curso – Direito, Economia, ou afins;
- Atuação em projetos de âmbito social em áreas de vulnerabilidade;
- Experiência com atendimento ao público;
- Experiência com manejo de dados (desejável);
- Desejável residir em Boa Vista/RR;
- Possuir domínio no idioma Espanhol;
- Pacote Office
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