Sobre a AVSI
Cumprindo sua missão de tornar as pessoas em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária protagonistas do próprio desenvolvimento, a AVSI integra a resposta federal à emergência humanitária venezuelana, a Operação Acolhida. Atualmente, em sua parceria com ACNUR, a AVSI Brasil, atua em 5 (cinco) centros de acolhida (abrigos) para refugiados e migrantes venezuelanos, em 2 (duas) estruturas de recepção e serviços, além de outras iniciativas nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima.
Descrição do cargo
Sob a supervisão do (a) Gerente Operacional e em estreito diálogo com o(a) Gerente de Acordos, o(a) Oficial Sênior de Gestão de Dados e Registro é responsável por desenvolver e implementar uma estratégia de segurança da informação e de coleta, monitoramento e apresentação dos dados da intervenção e atividades da AVSI no âmbito do programa com o ACNUR, tanto para abrigos quanto para postos de serviços em Boa Vista e Pacaraima. Supervisiona as atividades de registro e gestão de dados nos espaços geridos pela organização, prestando apoio técnico às equipes. Trabalha em parceria com as equipes do ACNUR, e em cooperação com a Força Tarefa Logística e Humanitária, agências da ONU, sociedade civil e outros parceiros da Operação Acolhida.
Atividades
- Garantir que a população atendida tenha acesso às informações necessárias sobre os serviços disponibilizados pela equipe no local, para que possa exercer adequadamente seus direitos de receber proteção internacional;
- Coordenar as atividades desenvolvidas pela organização e equipe sob sua responsabilidade e responder à gerência do projeto sobre essas atividades e desempenho da equipe, bem como sobre a ocorrência de incidentes e alta complexidade e/ou que possam apresentar riscos à população de interesse e aos(às) colaboradores(as);
- Organizar e supervisionar o trabalho, definir horários e jornada de trabalho, aprovar solicitações de folga, descanso e férias, e participar da avaliação de desempenho de colaboradores(as) sob sua supervisão;
- Participar com a gerência do projeto no processo seletivo de colaboradores(as) das funções sob sua supervisão, ou outras, conforme solicitado;
- Garantir que colaboradores(as) sob sua supervisão recebam os treinamentos e informações necessários para desempenhar adequadamente sua função;
- Cumprir suas funções conforme descrição do cargo, Código de Ética e Conduta, protocolos internacionais humanitários e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs);
- Acompanhar, supervisionar e prover suporte técnico à equipe, garantindo que suas funções sejam cumpridas conforme descrição do cargo, Código de Ética e Conduta, protocolos internacionais humanitários e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs);
- Garantir que colaboradores(as) sob sua supervisão tenham condições de trabalho adequadas para desempenhar suas funções;
- Garantir que a equipe sob sua supervisão esteja informada sobre a Operação Acolhida, suas diferentes frentes de trabalho (fronteira, abrigos, interiorização), e tenha conhecimentos básicos sobre a rede de proteção no Brasil;
- Garantir que a equipe sob sua supervisão esteja informada sobre os serviços oferecidos no abrigo, para que possa responder adequadamente à população atendida;
- Garantir que a equipe sob sua supervisão esteja atualizada sobre Lei de Migração (L13445/2017) e portarias específicas federais e locais, para o contexto de fronteira, mantendo-a informada sobre novas orientações e diretrizes;
- Garantir a entrega por parte da equipe sob sua supervisão e elaborar relatórios finais internos relativos às suas atividades, respondendo às informações solicitadas pela organização, assegurando que os dados sejam corretamente registrados e reportados, para que o impacto do projeto seja medido assertivamente;
- Coordenar o envolvimento e apoio dos(as) colaboradores(as) sob sua supervisão nas atividades priorizadas e/ou estratégicas da Operação Acolhida, conforme orientações da gerência do projeto;
- Criar e fortalecer laços e manter um diálogo aberto com a comunidade beneficiada, com base nos princípios da comunicação não violenta, nos princípios humanitários e no código de ética do ACNUR e da organização, dirimindo possíveis dúvidas e encaminhando demandas aos pares adequados, de acordo com a necessidade;
- Garantir o diálogo e o trabalho em cooperação de toda a equipe com os atores exercendo atividades no local (ACNUR, FT Log Hum, agências ONU, sociedade civil e outros); entre outras.
Requisitos
- Idiomas: Inglês – Intermediário; Espanhol – Fluente
- Atuação em projetos de âmbito social em áreas de vulnerabilidade
- Experiência com Gestão e liderança de pessoas
- Conhecimento do Ecossistema PRIMES, especialmente ProGres (desejável)
- Conhecimento da Lei de Migração (L13445/2017)
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