A mostra “A xilogravura popular – xilógrafos e poetas de cordel” que acontece no Museu Nacional da República em Brasília e reúne cerca de 300 xilogravuras, além de matrizes de xilogravuras e álbuns de Cordel, oferecerá no dia 2 de fevereiro o lançamento do catálogo da exposição que reúne fotos de gravuras, além de textos e entrevistas. Trezentos livros serão distribuídos gratuitamente ao público.
A exposição que fica em cartaz até o dia 10 de fevereiro, traz ao público o casamento da xilogravura com a literatura de Cordel, que narra a criatividade do imaginário do nordeste brasileiro. A curadoria é de Edna Pontes e Fábio Magalhães.
O público terá acesso a peças de acervos pessoais e de museus, assinadas por gravadores, poetas e cordelistas renomados como Ariano Suassuna, Dila, Jota Borges, Samico, Mestre Noza, Palito, entre outros. Elas estarão reunidas pelas diferentes temáticas que representam, como costumes populares; cenas religiosas – milagres e crenças; bichos fantásticos – dragões, leão alado, pavão misterioso –; além de romances e aventuras do cangaço.Trechos das histórias de Cordel também serão apresentados ao público, assim como as narrativas dos cantadores e dos repentistas.
SERVIÇO:
Lançamento do catálogo e bate-papo com os curadores
Data: 02 de fevereiro
Hora: 18h
Local: Museu Nacional da República
Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto
Mostra “A Xilogravura Popular: Xilógrafos e Poetas de Cordel”
Data: até 10/02/2019
Local: Museu da República
Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto
Horário: De terça a domingo, de 9h às 18h30
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
Informações: 3325-5220