Durante sua fala na Faculdade Presibiteriana Mackezie Rio, minha colega e diplomata, Celeste Cristina Badaró, falou sobre sua carreira e uma série de informações (e alguns mitos!) sobre o Grupo dos Vinte, que reúne alguns dos países com as maiores economias do mundo.
Em sua palestra sobre “O Brasil e o G20: desafios sob a presidência brasileira”, ela elencou que, atualmente, o G20 é composto pela União Europeia e da União Africana, e mais 18 países, e que, embora se trate de grandes economias mundiais, não são necessariamente de fato as maiores economias do mundo, já que a Espanha e a Nigéria não fazem parte diretamente como Estados-Membro, mas são representadas pelos blocos econômicos dos quais fazem parte.
Ainda assim, há de se destacar que o grupo comtempla ‘dois terços da população mundial, cerca de 85% do PIB global e 75% do comércio internacional’.
Outro mito é sobre o caráter formal do Grupo: diferentemente de uma instituição como a #ONU, o G20 nasceu como um fórum multilateral entre países industrializados e emergentes, que inicialmente tinha como foco debater questões econômicas e financeiras mundiais. Logo, não se trata de uma instituição formal, e sim de um Grupo que, de comum acordo, se reúne anualmente para discutir assuntos relacionados à estabilidade econômica global.
Ainda segundo a diplomata, “A beleza do G20 está na sua diversidade”, e ainda que não tenha esta formalidade, ele “globalmente teve um papel fundamental na contenção da pandemia da COVID-19”, à exemplo de sua funcionalidade na prática.
Ao todo o G20 tem 15 Grupos de Trabalhos com os seguintes temas: Agricultura, Clima e Meio Ambiente, Comércio e Investimentos, Cultura, Desenvolvimento, Economia Digital, Educação, Emprego, Redução de Riscos de Desastres, Saúde, Transição Energética, Turismo, Empoderamento Feminino e Pesquisa e Inovação.
Ao longo de um ano são realizadas mais de cem reuniões do G20, das quais Badaró integra a Coordenação Geral dos Grupos de Trabalho. A reunião de Cúpula, entre os chefes de Estado ou de Governo dos países membro ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024.
Se você quer receber todas as novidades em primeira mão do curso de graduação de Relações Internacionais da Mackenzie Rio e a parceria com o What’s Rel?, cadastre-se gratuitamente aqui