Durante a minha leitura do livro do Barack Obama, #UmaTerraPrometida, venho me surpreendendo com diversas passagens absurdamente inspiradoras e que, às vezes, até contra minha vontade me fazem refletir.
Não importa se você votou nele ou não, se era sequer simpatizante de seu governo quando ele era presidente dos EUA. Negar sua representatividade, inteligência, carisma e habilidades de oratória, é atestar contra si próprio uma incapacidade de reconhecimento do óbvio.
Logo no início da Parte III do livro, intitulada Renegade, quando ele se torna presidente dos EUA pela primeira vez, Obama discorre sobre os desafios de montar sua equipe.
O país vivia uma das maiores crises econômicas da história, – em 2008 houve o estouro da bolha imobiliária – um verdadeiro colapso que ameaçou o capitalismo e provocou uma recessão global em 2009.
Seu antecessor, George W Bush, deixou como herança além da crise financeira, 180 mil soldados americanos no Iraque e no Afeganistão, em campanhas com motivação e sucesso questionáveis, para dizer o mínimo.
Ao assumir o cargo, Obama se viu frente ao desafio de compor sua equipe com um mix de profissionais que incluía não somente aqueles alinhados ao seu Partido e diretrizes de campanha, mas pessoas que também:
– Pensavam DIFERENTE dele;
– Que diziam como e por que ele estava ERRADO;
– Eram incentivadas a DISCORDAR dele;
– Cujas ideias não eras rejeitadas, fossem por não se encaixar numa determinada predisposição ideológica, ou por virem de um assistente de BAIXO ESCALÃO;
– Apoiaram o OUTRO candidato à presidência.
Ele montou uma equipe de RIVAIS, em que quase todas as pessoas eram MAIS VELHAS do que ele, com MAIS EXPERIÊNCIA do que ele.
Isso demonstra uma grande habilidade de #liderança, pois, ao reconhecer suas fragilidades, ele se cercou de profissionais complementares às suas habilidades. Ele não teve medo de se cercar de pessoas melhores do que ele, pelo contrário. Ele fez isso de maneira sistemática e estruturada, e criou condições para que estas pessoas pudessem trazer para mesa o seu melhor, cada uma na sua função. E para mim, não há maior habilidade que um líder possa ter do que essa.
E para você?
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