O Brasil está em vistas de ampliar a internacionalização de suas empresas, o que pode elevar significativamente os postos de trabalho para os analistas internacionais nos próximos anos. De acordo com as novas diretrizes da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que foi incorporada à estrutura do Ministério das Relações Exteriores, o país vai direcionar seus esforços de negócios para grandes mercados como Estados Unidos, União Europeia, China, Japão e Índia, mas também nos mercados em desenvolvimento, como a África, onde empresas brasileiras têm instalado fábricas em países como Angola e Moçambique.
Estratégias como instalação de subsidiária, de associações com empresas locais ou até franquias são vias importantes para alcançar esses objetivos e devem ser adotadas pelo setor privado nos próximos anos. Emprensa interessadas em ampliar a presença internaiconal podem buscar a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Demanda por profissionais
Essa é uma boa notícia para os internacionalistas brasileiros. Espera-se que com o crescimento das relações comerciais com outros países, aumente também a demanda por analistas internacionais qualificados para atuar neste processo de internacionalização de empresas.
O profissional que se dedica a essa área desenvolve estratégias para alavancar os negócios internacionais da empresa, bem como analisa e aconselha as maneiras mais eficientes de ampliar a competitividade de suas organizações tanto no Brasil quanto no exterior. Por outro lado, ele também pode elaborar estudosque analisem o cenário de um determinado mercado para auxiliar a tomada de decisão. Grandes empresas, consultorias, federações de indústrias e agências de investimento governamentais e privadas costumam demandar esse tipo de especialista.