A competição é uma realidade no mercado de trabalho e está presente no cotidiano de qualquer profissional, na busca por uma vaga no vestibular ou uma vaga de estágio e em diversos outros momentos de nosso dia a dia.
Por ser um espaço competitivo, o mercado exige dos profissionais que nele ingressam a mesma característica. Ser um profissional de perfil competitivo é visto como positivo, ao contrário de quando se tem um perfil voltado para a competição, ou seja, quando um profissional procura ser melhor do que os outros e vencer o tempo inteiro, deixando, em segundo plano, o bem-estar no meio ambiente de trabalho e da empresa em benefício de si próprio. Ser competitivo, por sua vez, é estar em constante busca por melhores resultados, é ser determinado, proativo, ter pensamento estratégico e procurar por desafios.
Desse modo um profissional competitivo possui papel vital dentro da empresa que atua. E é imprescindível compreender quando é preciso ser competitivo e buscar estar à frente – com novas soluções, por exemplo. Sem esquecer que a empresa não se faz por uma só pessoa, mas pela equipe, e que competitividade só funciona quando o respeito mútuo e a empatia são os principais objetivos.
O vídeo traz mais algumas reflexões sobre o tema da competitividade. Assista aqui e comente o que você achou do tema da semana?
Este artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFF e Colaboradora Voluntária Julie Guedes.