As universidades e faculdades são alguns dos poucos lugares no mundo com uma concentração grande de recursos que podem ajudar a alavancar a carreira de qualquer estudante. Esses recursos tem o potencial de te direcionar ao seu primeiro emprego. Porém, poucos sabem como utilizá-los a seu favor. Aqui vamos dar algumas dicas de como valer-se dos recursos disponíveis na sua universidade para garantir a sua entrada no mercado de trabalho.
1) Expandir o seu círculo social
Mais um vez o networking vem nos mostrar o quão imprescindível é construir conexões. Ir a eventos da sua área de interesse, conhecer profissionais que trabalham, estudam ou mesmo pesquisam sobre o que você se interessa são formas de conhecer o ramo em que você pretende trabalhar. A partir dos contatos que se pode fazer em conferências, seminários e encontros, por exemplo, da sua área de atuação, você poderá criar uma rede segura de contatos que poderão te ajudar a entrar no mercado do trabalho. E uma vez empregado as pessoas que você conhece poderão ajudar em uma emergência de trabalho, dar dicas de como resolver questões que, à primeira vista, podem parecer difíceis entre muitas outras possibilidades que um bom networking possibilita.
2) Conversar com seus professores (as)
Professores são em si a fonte mais valiosa de informações que estudantes universitários podem ter. Por serem pessoas altamente respeitadas em suas áreas de atuação, seus professores podem ajudar não apenas com as dúvidas sobre a matéria mas também indicar novas oportunidades, conectando-a (o) a futuros empregadores. Dedicar-se a construir uma forte relação entre você e seus professores que durará além dos 4 anos da graduação proporcionará ganhos pessoais e profissionais inimagináveis.
3) Participar de atividades além da sala de aula
Uma das coisas mais importantes da universidade é não enxergar a sala de aula como o objetivo final. As coisas (talvez) mais interessantes que você vai aprender e que te acompanharão por toda a sua carreira, você provavelmente vai aprender fora da sala de aula. Por isso, se você gosta de debates, negociações e é apaixonada/o pela ONU, os modelos de simulações são o seu lugar; se você gosta de filmes, o cineclube pode ser uma ótima opção para fixar e debater questões pertinentes a sua área de atuação; se você gosta de esportes, aproveite para participar da atlética do seu curso; se quer trabalhar no meio corporativo, as empresas júnior são o que você está procurando; e se gosta do mundo acadêmico, grupos de estudos e editais de monitoria podem te ajudar a desenvolver as habilidades que o meio requer. Ocupe todos os espaços que achar pertinentes para sua formação, a graduação é o momento de experimentar e descobrir suas preferências.
4) Criar oportunidades quando elas não existirem
No tópico acima falamos o quão é essencial para a formação profissional participar de atividades extracurriculares. Mas e se no seu curso ou universidade não há tantas opções assim? Que tal criá-las? Desenvolver projetos do zero, organizar debates, sessões de filmes são formas de mostrar sua capacidade de liderança, organização, proatividade, autoconhecimento e tantas outras capacidades que muitas vagas de trabalho exigem. Por isso, não deixe que a falta desses espaços seja um impedimento para seu crescimento. Crie-os e promova você mesma (o) seu crescimento profissional.
Aproveite ao máximo e faça o melhor da sua experiência na universidade usando os recursos que seu campus oferece. A gente nunca sabe qual colega de turma ou professor levará ao seu primeiro emprego.
Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFF e Colaborada Voluntária Julie Guedes.