Como usar os recursos da sua faculdade para entrar no mercado de trabalho

Uma coisa que muitos estudantes universitários não descobrem ao longo de seus anos na faculdade são os impressionantes recursos disponíveis para prepará-los para sua carreira. Aqui vamos dar algumas dicas de como valer-se dos recursos da sua universidade para garantir a sua entrada no mercado de trabalho.

0
2143

As universidades e faculdades são alguns dos poucos lugares no mundo com uma concentração grande de recursos que podem ajudar a alavancar a carreira de qualquer estudante. Esses recursos tem o potencial de te direcionar ao seu primeiro emprego. Porém, poucos sabem como utilizá-los a seu favor. Aqui vamos dar algumas dicas de como valer-se dos recursos disponíveis na sua universidade para garantir a sua entrada no mercado de trabalho.

1) Expandir o seu círculo social

Mais um vez o networking vem nos mostrar o quão imprescindível é construir conexões. Ir a eventos da sua área de interesse, conhecer profissionais que trabalham, estudam ou mesmo pesquisam sobre o que você se interessa são formas de conhecer o ramo em que você pretende trabalhar. A partir dos contatos que se pode fazer em conferências, seminários e encontros, por exemplo, da sua área de atuação, você poderá criar uma rede segura de contatos que poderão te ajudar a entrar no mercado do trabalho. E uma vez empregado as pessoas que você conhece poderão ajudar em uma emergência de trabalho, dar dicas de como resolver questões que, à primeira vista, podem parecer difíceis entre muitas outras possibilidades que um bom networking possibilita.

2) Conversar com seus professores (as)

Professores são em si a fonte mais valiosa de informações que estudantes universitários podem ter. Por serem pessoas altamente respeitadas em suas áreas de atuação, seus professores podem ajudar não apenas com as dúvidas sobre a matéria mas também indicar novas oportunidades, conectando-a (o) a futuros empregadores. Dedicar-se a construir uma forte relação entre você e seus professores que durará além dos 4 anos da graduação proporcionará ganhos pessoais e profissionais inimagináveis.

3) Participar de atividades além da sala de aula

Uma das coisas mais importantes da universidade é não enxergar a sala de aula como o objetivo final. As coisas (talvez) mais interessantes que você vai aprender e que te acompanharão por toda a sua carreira, você provavelmente vai aprender fora da sala de aula. Por isso, se você gosta de debates, negociações e é apaixonada/o pela ONU, os modelos de simulações são o seu lugar; se você gosta de filmes, o cineclube pode ser uma ótima opção para fixar e debater questões pertinentes a sua área de atuação; se você gosta de esportes, aproveite para participar da atlética do seu curso; se quer trabalhar no meio corporativo, as empresas júnior são o que você está procurando; e se gosta do mundo acadêmico, grupos de estudos e editais de monitoria podem te ajudar a desenvolver as habilidades que o meio requer. Ocupe todos os espaços que achar pertinentes para sua formação, a graduação é o momento de experimentar e descobrir suas preferências.

4) Criar oportunidades quando elas não existirem

No tópico acima falamos o quão é essencial para a formação profissional participar de atividades extracurriculares. Mas e se no seu curso ou universidade não há tantas opções assim? Que tal criá-las? Desenvolver projetos do zero, organizar debates, sessões de filmes são formas de mostrar sua capacidade de liderança, organização, proatividade, autoconhecimento e tantas outras capacidades que muitas vagas de trabalho exigem. Por isso, não deixe que a falta desses espaços seja um impedimento para seu crescimento. Crie-os e promova você mesma (o) seu crescimento profissional.

Aproveite ao máximo e faça o melhor da sua experiência na universidade usando os recursos que seu campus oferece. A gente nunca sabe qual colega de turma ou professor levará ao seu primeiro emprego.

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFF e Colaborada Voluntária Julie Guedes.

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here