Estudantes de RI mais próximos do mercado de trabalho

0
3642

Cerca de 350 estudantes da UFF, Unilasalle e Puc Minas participaram das palestras do What’s Rel? sobre mercado de trabalho e relações internacionais.

O What’s Rel? promoveu neste mês de maio uma nova rodada de palestras sobre o mercado de trabalho no Brasil para analistas internacionais. Dessa vez, as instituições anfitriãs foram: Universidade Federal Fluminense (UFF) e Unilasalle, ambas em Niterói/RJ, e a Puc Minas, em Belo Horizonte/MG. As palestras foram ministradas pela analista internacional Elisa Pernisa e reuniram cerca de 350 estudantes de Relações Internacionais.

O objetivo das palestras é aproximar os estudantes de RI do mercado de trabalho, levando a eles informações recentes sobre demandas dos diversos setores da economia, bem como orientá-los sobre as competências de um analista internacional. Segundo a palestrante Elisa Pernisa, as palestras trazem os alunos para a realidade do mercado. “Eles conseguem ver como aplicar a teoria na prática e percebem que existem muitas opções para os analistas internacionais, seja em carreiras tradicionais como a ONU, ou ainda nas diversas opções apresentadas no setor privado, como consultoria e empresas de diferentes portes e segmentos. Por outro lado, alertamos os alunos mais deslumbrados com o curso que pensam no glamour envolvido no meio internacional. Acima de tudo, nas palestras nós mostramos caminhos a serem seguidos, desde o primeiro passo para que o aluno possa se inserir no mercado de trabalho”, esclarece.

Para a estudante da UFF Ana Carolina de Freitas, a oportunidade de participar da palestra trouxe a ela uma visão diferente sobre a carreira de internacionalista. “Foi muito bom poder ouvir uma experiência profissional de alguém da área e ver que de fato existem muitas possibilidades de trabalho e carreiras pra RI. Eu nunca tinha tido a oportunidade de falar/ouvir ninguém da área e normalmente as opiniões sobre o curso que escutamos não são das mais promissoras. Pra quem está começando o curso é muito importante poder contar com as dicas e conselhos dos profissionais”, conta.

As dúvidas mais frequentes dos estudantes foram relacionadas aos processos seletivos para a contratação de um profissional de RI. As características que devem ser destacadas pelo candidato, a postura de um internacionalista em uma entrevista de emprego e a necessidade do currículo em inglês e espanhol foram dúvidas comuns dos alunos.

Promova uma palestra

Universidades, centro acadêmicos, associações atléticas e demais instituições interessadas em promover uma palestra do What’s Rel? devem entrar em contato pela fanpage do Facebook ou pelo e-mail contato@whatsrel.com.br

Leia também: PALESTRAS DO WHAT’S REL? REÚNEM DUZENTOS ESTUDANTES EM BH

COMENTÁRIOS

 Larissa Milani –  22/05/2016 22:04
Boa noite! Gostaria de saber quais são os caminhos que devem ser seguidos desde o início para o estudante se inserir no mercado.

 Elisa Pernisa –  29/07/2016 17:13
Prezada Larissa,Pedimos desculpas pela demora em lhe responder, mas tivemos problemas técnicos no nosso site que nos impossibilitaram de te dar um retorno.

Agradecemos imensamente pela sua visita ao nosso site e pela sua participação.

Sobre um possivel “passo-a-passo” não saberiamos enumerar de forma tão assertiva, pois depende muito de qual carreira um estudante vai escolher para seguir. Mas de maneira geral (isso se aplica a qulauqer curso) este caminho a ser trilhado está ligado diretamente ao autoconhecimento.

Desde levantar informações sobre o curso e a universidade que deseja ingressar e ver se ela tem condições de atender suas expectativas acadêmicas e proffisonais; buscar experiências extra curriculares que agreguem ao seu CV; escolher disciplinas optativas que vão de encontro ao caminho que deseja seguir profissionalmente; desenvolver um bom networking desde cedo; ser bem informado; não ter preguila de ecsrever um bom CV, carta de apresentação e pequisar sobre o empregador ao participar de um processo seletivo; perceber como situações adversas que passamos em nossoa vida profissional e pessoal fazem parte da construção deste caminho e podem gerar grandes aprendizados; entre diversos outros. Cada caso é um caso, mas isso não deve desenconrajar ninguem. Apenas ressaltar que não existe regra para o sucesso, mas que devemos estar abertos e dipostos a encarar os desafios.

Abraços,

Equipe WR

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here