BUSINESS DEVELOPMENT: ESSA É A MINHA ÁREA DE ATUAÇÃO COMO ANALISTA INTERNACIONAL. QUER CONHECER MAIS?

1
960

Confira o artigo da idealizadora do What’s Rel?, a analista internacional Elisa Pernisa, que escreve sobre sua atuação em uma empresa canadense de engenharia

Olá, (futuros) Internacionalistas!

Aqui no WR?, todos os colaboradores além de dedicarem seu tempo ao nosso site tem sua vida profissional atuando na área de Relações Internacionais!

Como nós sabemos, são tantas a opções de atuação, que cada um de nós embora tenha a mesma formação acadêmica, seguiu por caminhos diferentes. Por isso, decidimos compartilhar com vocês um pouco da nossa rotina de trabalho e quem sabe a gente não se esbarra por ai?

Eu trabalho para uma empresa canadense de engenharia, com sede em Alberta, e faço Business Development para eles na América Latina. Na prática, isso quer dizer que sou responsável por desenvolver novos mercados para a empresa, estudando se nossos serviços tem aderência nos países em questão, se tem demanda, quem são nossos concorrentes locais, potenciais parceiros, potenciais clientes, e mapeio todas as oportunidades de negócios para nós.

Uma vez definido tudo isso, parte do meu trabalho é estabelecer o contato com essas empresas, com funcionários de diferentes cargos, agendar reuniões, fazer apresentações, elaborar propostas, participar de licitações, e tentar garantir que todo o ciclo de vendas seja concluído com sucesso!

Eu respondo diretamente para o Vice-presidente (VP) da empresa que, em muitos casos, sai do Canadá e vai comigo em eventos e reuniões na América Latina. No ano passado nós fomos à Bolívia, México, Colômbia e Brasil, além de termos iniciado estudos sobre o mercado em outros países latino-americanos que pretendemos prospectar em breve.

Sobre nossa experiência no México

Em outubro de 2016 nós participamos da primeira edição do Mexico Midstream Trade Mission, na Cidade de México, organizada pelo governo de Alberta, pela DMG events e pela Embaixada do Canadá no México. Nesse event, nós assistimos diversas apresentações de players relevantes do setor de Petróleo & Gás (P&G) mexicano, como Pemex, Cenagas, ATOC, entre outros, distribuídos em dois dias de seminários. Além disso, nós nos apresentamos para um grande público, assim como outras 16 empresas canadenses que faziam parte de nossa delegação.

A nossa apresentação foi bastante técnica. O tema foi ‘Acid Gas Injection: The principles, benefits and experience in acid gas injection for handling sour gas production’  e ficou a cargo do VP da minha empresa. O evento foi um sucesso, nós conhecemos diversas empresas que estávamos buscando contato e estamos dando continuidade no intuito de desenvolvermos negócios no México.

Se você quiser saber mais sobre como foi essa experiência, deixe seu comentário aqui e lhe responderemos o quanto antes!

Abraços,

Elisa

 

COMENTÁRIOS

 Pedro Leão Garcia –  07/03/2017 13:53
Olá Elisa, Sou graduando em RI e atualmente faço estagio em uma empresa que presta consultoria para o Swiss Business Hub Brazil onde identifico empresas brasileiras que tenham potencial para internacionalização via governo Suíço. Pretendo fazer meu TCC e pós graduação com o foco em Business Development. Achei interessante seu artigo e adoraria saber mais sobre a carreira e fontes que possam me guiar nos estudos e numa possível carreira na área. Obrigado por compartilhar sua experiência,

 Elisa Pernisa –  15/03/2017 11:58
Ola, Pedro, 

Agradeço imensamente pela sua visita ao nosso site e interesse em nosso trabalho.

Fico muito feliz em saber que você também gosta dessa área de BD, que é a mesma em que eu atuo.

Se você quiser, me envia um email para elisa@whatsrel.com.br com as suas dúvidas e vamos trocando uma ideia por ora, ok?

Também me interessei sobre o seu trabalho e gostaria de algumas informações.

 

Abraços,

Elisa

COMPARTILHAR
Internacionalista, mineira, radicada no Rio de Janeiro desde 2012. Idealizadora/Fundadora do What's Rel? (2011). Business Development Latin America para uma empresa canadense de engenharia, sócia da PAR Consultoria, e grande entusiasta da carreira de R.I. :)

1 COMENTÁRIO

  1. […] Como já compartilhado aqui no WR? em outra oportunidade , eu decidi escrever para vocês sobre os novos acontecimentos profissionais da minha última viagem. No meu primeiro post sobre o assunto, recebi muitos e-mails e mensagens de internacionalistas que se identificam com essa área de atuação, seja porque já trabalham nela, ou mesmo porque tem interesse em trabalhar no desenvolvimento de negócios. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here