MERCADO DE TRABALHO EM RI É TEMA DE EVENTOS UNIVERSITÁRIOS

1
561

What’s Rel? promove palestras e workshops no Rio de Janeiro e aproxima estudantes do mercado de trabalho

Alunos de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA) puderam tirar suas dúvidas sobre mercado de trabalho e participar de oficinas de preparação para processos seletivos de analistas internacionais. Nessa semana, a fundadora do What’s Re? e internacionalista Elisa Pernisa esteve presente em ambas universidades participando de eventos que discutiram, dentre outros temas, os diversos setores de atuação do analista internacional e as oportunidades profissionais da área.

I Encontro de Oportunidades em Relações Internacionais da UVA

O curso de Relações Internacionais da Universidade Veiga de Almeida (UVA) realizou entre os dias 17 e 20, o I Encontro de Oportunidades em Relações Internacionais. O evento teve como objetivo expor aos alunos as chances na área do curso. Durante a semana, foram realizados cursos e palestras no auditório principal do campus Tijuca para debater o tema, além de workshops em salas de aula para grupos menores de alunos.

Além da palestra sobre mercado de trabalho, Elisa ministrou dois workshops: “Introdução ao Mercado de trabalho para Internacionalistas” “O perfil do profissional de RI”. Segundo ela, “a ideia dos workshops é mostrar de forma prática como funciona o mercado de trabalho em RI: que tipos de vagas eles podem ocupar no mercado de trabalho? Quais são os requisitos geralmente solicitados para ocupação dessas vagas? Quais são os benefícios e faixa salarial que essas vagas oferecem? Como é lidar com um ambiente de trabalho multicultural na prática? A gente passa pela descrição das vagas e ajuda o aluno a entender o que ela realmente vai demandar dele na hora da entrevista e o que ele deve esperar caso preencha aquela vaga”, explicou Elisa.

Na próxima semana, nos dias 26 e 27 de abril, Elisa irá realizar mais um workshop na UVA, agora com o tema: “Simulação de Processo Seletivo em RI”, que tem o objetivo de preparar o estudante para participar de processos seletivos da área, que tem suas peculiaridades com relação a outras profissões. FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI.

Para Elisa, “diferente da palestra, em que dou um panorama geral sobre o mercado de trabalho, nos workshops, até pelo número reduzido de alunos, ocorre uma interação maior e tenho condições de me aprofundar mais nos temas de interesse deles. É uma ótima maneira de alinhar expectativas e diminuir as frustrações que muitos alunos têm com relação ao mercado de trabalho para RI”, concluiu.

Essa foi a segunda vez que o curso de RI da UVA convidou o What’s Rel? para atividades no campus. A primeira foi em novembro de 2016.

Semana da Calourada de Relações Internacionais 2017.1!

Na UFRJ, o What’s Rel? foi convidado pela Empresa Júnior de RI, Expand JR, para participar da Semana da Calourada do 10 semestre de 2017. Todo ano, o curso de RI da federal do Rio realiza uma semana de palestras com professores, alunos e organismos internos, com o intuito de ajudar os calouros a se ambientarem com todos os setores das RI dentro e fora da universidade, tirar dúvidas sobre mercado de trabalho e áreas de atuação do analista internacional.

No total, 60 pessoas acompanharam a palestra da Elisa, que comentou com entusiasmo o resultado do evento. “Já é a segunda vez que somos convidados pela UFRJ para palestrarmos lá, ambas via Expand JR. Sempre que isso acontece é muito bom, porque os calouros conseguem ter uma ideia do que os aguarda depois da formatura e têm mais tempo para pensar sobre suas ambições profissionais durante o curso. De maneira geral, os alunos saem muito entusiasmados e motivados depois da palestra. É como uma injeção de ânimo nessa turma que ainda tem muitas dúvidas profissionais”.

Elisa também comentou o trabalho realizado pela Empresa Júnior da UFRJ: “gostaria de ressaltar a importância de trabalhos como esses feitos pela Expand Jr., e a relevância da empresa Jr. numa universidade. É uma excelente forma de aproximar teoria da prática, numa área tão carente de prática e oportunidades no mercado para quem não tem experiência. Esses alunos, de maneira geral, são extremamente comprometidos com o que fazem, tem muito brilho nos olhos e uma vontade muito grande de aprender. É muito importante que essas iniciativas sejam apoiadas pelas instituições de ensino e fomentadas entre os alunos. O trabalho deles é voluntário, mas não menos comprometido e engajado”.

Durante a palestra as dúvidas mais frequentes foram: Como e quando escolher entre fazer mestrado e MBA? Quais os tipos de emprego um internacionalista pode encontrar no terceiro setor? Como lidar com as frustrações de não passar em processos seletivos? Como lidar com as frustrações de conseguir um emprego e ele não ser nada daquilo que você pensou? Como lidar com as expectativas dos nossos pais com relação a nossa carreira se nem nos conseguimos saber direito o que queremos profissionalmente? Quais as atividades de uma pessoa que trabalha com inteligência de mercado? Quando saber qual é o melhor momento de mudar de emprego? O que priorizar num emprego, considerando “gostar do que faz”, “remuneração”, “crescimento profissional”, entre outras coisas?

Receba o What’s Rel? na sua faculdade

Universidades, centro acadêmicos, associações atléticas e demais instituições interessadas em promover uma palestra do What’s Rel? devem entrar em contato pela fanpage do Facebook ou pelo e-mail contato@whatsrel.com.br

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here