BUSINESS DEVELOPMENT: um pouco mais sobre a minha experiência nessa área, agora no Canadá

0
2347

Olá, (futuros) Internacionalistas!

Como contei para vocês no post anterior, eu já vinha de uma semana de trabalho muito puxada no México, e tinha levantado às 4h da manhã para ir ao Canadá. Meu domingo se encerrou às 22h. Nessa altura do campeonato, eu já estava deliberadamente ignorando a diferença de fuso e de alimentação que também impactam muito nessas viagens.

Cheguei em Calgary no fim da tarde de domingo. Morta com farofa. Meu chefe (com quem também tenho um ótimo relacionamento de amizade) foi me buscar no aeroporto. Passei no hotel, tomei uma ducha rápida e fomos nos reunir para conversar sobre tudo o que havia acontecido no México e todos os planos para a minha semana em Calgary. A vantagem de ter um chefe que também é seu amigo é que, embora o cansaço seja extremo, essas reuniões ficam menos pesadas, ele ainda te zoa pela profundidade das suas olheiras.

A segunda feira começou com um evento às 8h30, “Breakfast of Americas”, com apresentações de mercado dos governos da Bahia, do Chile, de um Banco de Financiamento e do Canadá. No hemisfério norte o pessoal gosta muito de fazer evento bem cedo, no café da manhã. Eu particularmente sofro um pouco com isso, pois tenho dificuldade de interagir socialmente antes das 8h, mas faz parte do trabalho. Nessas viagens, eu não sou dona de nenhuma das minhas refeições, que geralmente são quase todas reuniões do café da manhã ao jantar.

Depois desse evento, eu fui visitar a sede da minha empresa pela primeira vez. Foi bem interessante e até engraçado colocar faces nos nomes das pessoas com quem eu troo e-mail e falo ao telefone há quase dois anos e meio. Eu estava bem ansiosa, mas felizmente fui muito bem recebida por todos. Nesse dia ainda não tive a oportunidade de conhecer os dois donos da empresa, que não estavam por lá. Isso só foi acontecer na quinta-feira.

Aqui eu vou abrir um pequeno parêntese para dizer que nessa noite fui ‘jantar’ com meu chefe no Five Guys e comer meu hambúrguer favorito no mundo. Haha! E ainda passei no Walmart e na IKEA, antes de voltar ao hotel. Para quem já estava exausta, terminar de ficar cansada para fazer uma comprinha foi um verdadeiro luxo. 🙂

“Jantar” no Five Guys. Haha!

Terça e quarta-feira foram dias intensos de visita aos estandes de algumas empresas, reuniões, e assistir palestras sobre oportunidades de mercado para a nossa empresa no Brasil, México, Polônia e Lituânia. Sim, eu sou só América Latina, mas como minha empresa também atende esses dois países, convidei meu chefe para ver essas apresentações e trocarmos uns cartões por lá. E sim, as vezes você precisa ir até o Canadá para conseguir um contato do Brasil.

Quinta-feira eu voltei para a empresa e fiz mais algumas reuniões. Foi dia de conhecer os donos da empresa. Confesso que fiquei até com um pouco de ‘dor de barriga’, mas tudo correu muito bem.

Na sexta e no sábado eu tirei os dias de folga do trabalho e fui apreciar as belezas canadenses de Banff, Lake Louise e Canmore. Nesse exato momento eu estou muito apaixonada pelo Canadá.

Fico pensando que o Canadá precisa ter um defeito, que acredito ser o frio rigoroso que faz a maior parte do tempo. Não fosse por isso, todo mundo ia querer morar lá. Um lugar lindo, limpo, organizado e onde tudo funciona. Além do povo ser extremamente cordial, simpático e muito educado: tanto na educação formal acadêmica, quanto daquela dada em casa.

Para quem segue nosso perfil no Instagram, eu fiz vários instastories contando diariamente como foi tudo. Então te convido a ficar ligado na próxima! Sempre avisamos quando alguém do WR? vai embarcar a trabalho para compartilhar com vocês.

Se você quiser saber mais sobre como foi essa experiência, deixe seu comentário aqui e lhe responderemos o quanto antes!

Abraços,

Elisa

 

COMPARTILHAR
Internacionalista, mineira, radicada no Rio de Janeiro desde 2012. Idealizadora/Fundadora do What's Rel? (2011). Business Development Latin America para uma empresa canadense de engenharia, sócia da PAR Consultoria, e grande entusiasta da carreira de R.I. :)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here