Como as Redes Sociais na Internet Podem te Ajudar a Encontrar um Emprego?

0
3577

Caros colegas analistas,

o post de hoje tem a finalidade de dar mais uma forcinha para você que está buscando seu lugar ao sol no mercado de trabalho. Li uma matéria muito interessante no jornal Correio Braziliense do último domingo, dia 24 de abril, que aborda o tema sobre como as redes sociais na internet podem te ajudar na sua busca por emprego ou empregado. Então, para você que perde horas no facebook, twitter, entre outros, é hora de começar a investir melhor este tempo ao invés de simplesmente gastá-lo.
Não é novidade para ninguém que a tecnologia, sobretudo o uso da internet, mudou completamente a dinâmica das nossas vidas. No entanto, o que a meu ver ainda não foi suficientemente divulgado são as redes sociais voltadas exclusivamente para contatos profissionais. Não estou falando aqui de criar um perfil no facebook sobre a sua empresa ou para buscar um emprego e sim, de redes sociais já delineadas para esta finalidade. Não que o facebook não seja uma boa ferramente, mas sua busca pode ser otimizada pelos canais mais adequados.
Se você ainda não domina o inglês (ainda, porque inglês é essencial se você quiser ser um analista internacional respeitado), ou busca posicionar-se no mercado nacional, você pode optar por redes como o LinkedIn (www.linkedin.com) , Plaxo (www.plaxo.com), Monster (www.monster.com.br) e Indica(www.indica.com.br). Se o seu objetivo está para além das nossas fronteiras junte-se ao Ecademy (www.ecademy.com) e o Naymz (www.naymz.com). Dos nacionais, o mais popular no momento é o LinkedIn com mais de 100 milhões de usuários. Eu, particularmente, me cadastrei no Indica e achei o formato muito interessante. Além de procurar um emprego para você, ou um funcionário para sua empresa, você pode indicar pessoas para outras vagas e com isso ainda receber uma bonificação. Já foi comprovado que para 60% das instituições, a indicação é a maneira mais eficaz de se contratar alguém.
Outra dica é na hora de preencher seus dados. Não seja detalhista demais a ponto de desestimular quem vai ver seu currículo, mas não seja tão simplista deixando passar informações relevantes sobre sua formação ou experiência profissional. Invista alguns minutos do seu dia para redigir um bom texto. Isso poderá fazer toda a diferença. Não adianta conhecer as ferramentas disponíveis se você não souber utilizá-las. É importante também que você não saia por aí fazendo perfis em todos estes sites. Escolha dois ou três no máximo, para que você consiga sempre manter seu perfil atualizado e ficar ligado nas vagas disponíveis. Não fique esperando a oportunidade cair do céu! Seja pró-ativo e faça estes mecanismos trabalharem para você.
Se você é mineiro também não pode ficar de fora desta novidade: A Central Exportaminas também criou seu própio site de networking profissional e constantemente posta vagas para os profissionais de Relações Internacionais e Comércio Exterior.
É também um excelente canal para ficar sabendo de tudo que acontece no cenário internacional relacionado ao estado de Minas Gerais, como feiras, palestras, cursos, missões comerciais, projetos e muito mais.
Além de tudo isso não deixe de conferir sempre as novidades aqui no Blog!
Se você faz parte de algum destes canais, compartilhe suas experiências com a gente e comente aqui embaixo.
COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here