Case de Sucesso – Direitos Humanos

0
1421
Caros Colegas Analistas,
Depois de algum tempo sem postar, em funçao de estar me mudando de casa – me perdooem, mas a vida está o caos – fico muito feliz de fazer este post de hoje, que considero muito especial. Acho que posso considerar um case de grande sucesso que ilustra muito bem o posicionamento do Profissional de RI no mundo, explorando a área dos Direito Humanos. Este caso específico está sendo vivido por um grande amigo meu, com uma história de vida muito bacana, que daria para escrever um livro interessantíssimo. No entanto, vou me ater aqui apenas a parte profissional desta experiencia.
O nosso colega analista internacional Lucas Paoli está fazendo mestrado na Europa, na área de Direitos Humanos. Vale ressaltar que, por mérito próprio, conseguiu uma bolsa de estudos INTEGRAL para desenvolver seu projeto de pesquisa que teve início na época de monografia. Já tendo passado neste periodo pela Suécia e pela Inglaterra, agora ele segue seus estudos na Noruega. Para quem quiser conhecer um pouco mais dessa trajetória, indico que conhecam o blog dele: http//:looineurope.blogspot.com No entanto, o maior intuito deste post é divulgar o resultado deste trabalho incrivel: para quem quiser ler o artigo desenvolvido originalmente em ingles, acesse: http://old.ilga.org/Statehomophobia/ILGA_State_Sponsored_Homophobia_2011.pdf
Este artigo sera ainda traduzido em varios idiomas. Quando este dia chegar, ficarei muito feliz em divulgar mais uma vez! Para aqueles que quiserem mais informacoes sobre o trabalho desenvolvido , segue link em portugues: http://ilga.org/ilga/pt/article/1161
E se voce leitor, ainda nao se interessou em ler este trabalho, vai se convencer de que ele é leitura obrigatória com o briefing desenvolvido pelo proprio futuro-mestre Lucas Paoli falando nao só do artigo mas também um pouco mais desta trajetória incrivel! Confiram:
“O relatório “State-Sponsored Homphobia”, divulgado anualmente pela ILGA (International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association), é a maior compilação existente sobre os direitos LGBT ao redor do mundo e sobre as legislações que proíbem relações sexuais entre adultos do mesmo sexo. Nos últimos 5 anos, ela foi elaborada por um advogado sueco chamado Daniel Ottosson, a pedido da ILGA. 
Eu tomei conhecimento desta pesquisa em 2007, quando comecei a escrever a minha monografia para o curso de RI da PUC Minas sobre a legalização do matrimônio entre pessoas do mesmo sexo na Espanha. Quando estive em Los Angeles, no início de 2009, para apresentá-la em uma conferência da UCLA, conheci pessoalmente o Daniel e outros membros da ILGA, os quais gostaram do meu trabalho e se sentiram lisonjeados com o meu interesse pelo tema e pelo relatório deles.
Desde então, passei a contribuir voluntariamente para alguns projetos da ILGA de menor escala até que, quando mudei pra Europa em meados de 2010, para fazer meu mestrado em Direitos Humanos, eles me convocaram para uma reunião em Bruxelas. Na ocasião, conheci os diretores da ILGA e fui informado sobre seus planos de aprimorar o “State-Sponsored Homphobia”, tornando-o mais didático e mais acadêmico, com o apoio do Parlamento Europeu. Anteriormente, o relatório carecia de referências bibliográficas fidedignas e baseava-se mais em artigos de jornais, revistas e informações divulgadas em websites.
Deste modo, eles me convidaram para ser o novo editor da pesquisa, juntamente com Eddie-Bruce Jones, professor da University of London. No período em que morei na Suécia, trabalhei com o Daniel Ottosson para revisar a estrutura do relatório e analisar as fontes usadas anteriormente. Quando me mudei para Londres, eu e o Eddie investigamos todos os códigos penais, civis e outras legislações internacionais, a fim de tornar o relatório o mais legítimo e confiável possível.
O resultado final foi publicado pela ILGA e lançado oficialmente no dia 16 de maio de 2011 em uma cerimônia na University of London. No momento, a pesquisa se encontra somente em inglês, mas as versões em espanhol, francês e português serão divulgadas em breve.” (Lucas Paoli)
 
 
E ai, gostaram? Deixem seus comentários Aqui!
COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here