5 dicas para entrevistas online

0
1018
5 dicas para entrevistas online
5 dicas para entrevistas online

Você já participou de alguma entrevista de emprego online? Caso sim, você provavelmente já percebeu que apesar do conteúdo ser semelhante a entrevista física, a forma muda muito. Uma vídeo-entrevista além de ser mais confortável para o entrevistador e o entrevistado, pode te proporcionar mais confiança e menos nervosismo. Mas ainda é preciso ficar atento às variáveis que não existem em uma entrevista física.

No post inédito deste mês, o WR? traz as dicas mais importantes para você mandar bem na sua próxima entrevista!

1. Teste tudo com antecedência 

Cada empresa utiliza uma plataforma diferente para fazer uma vídeo-entrevista. Ao ser informado sobre qual meio se dará a entrevista, baixe/acesse o programa, faça uma ligação com um(a) amigo(a) e teste o vídeo e o áudio, com o intuito de se familiarizar com a interface. Além disso, teste sua conexão antes do horário agendado com o(a) recrutador(a). 

2. Escolha um bom lugar 

Um bom lugar para a entrevista é aquele que além de proporcionar boa conexão com a internet e tiver poucos ruídos, você se sinta confortável, sentado numa cadeira com um lugar de apoio para as suas anotações. O fundo também é importante! É preciso que seja sóbrio, que não possua muito movimento, com o objetivo de centralizar a atenção em você! 

3. Tenha Postura 

Por ser entrevista online, você deve ficar atento em sempre: 

  • Olhar para a câmera – Não olhe para a tela ou para o teclado. Olhar para a câmera irá passar a sensação de contato visual 
  • Comunique-se de modo claro – O áudio pela internet possui muitos ruídos e instabilidade, então tente se comunicar pausadamente e sem gírias. 
  • Ao delay – É comum recrutador e/ou recrutado começarem a falar junto ou serem interrompido um pelo outro por conta do delay. Então, espere o recrutador falar até o final para começar a sua intervenção. 

4. Tenha uma colinha 

Um dos grandes benefícios do processo seletivo virtual é que você pode ficar com a sua colinha durante a entrevista. Feita a sua pesquisa sobre a empresa, você pode anotar os detalhes mais fáceis de esquecer bem como os tópicos do seu storytelling e colar num post it do lado da webcam, assim ainda proporcionará contato visual. 

5. Fique on

Não deixe para ligar o computador/smartphone na hora combinada. Faça um último check up com 15 minutos de antecedência e já fique preparado(a), às vezes, o(a) recrutador(a) pode te chamar 5 minutos antes, então, esteja pronto(a).

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here