O Setor de Petróleo & Gás Como Opção de Mercado Para os Analistas Internacionais

1
1721
Caros Colegas Analistas,
Uma área que tem me chamado muito a atenção é a do Petróleo & Gás no Brasil. Primeiro, porque vejo muitas oportunidades de emprego surgindo para analistas internacionais no setor que antes era ocupado predominantemente por engenheiros. Sim, os engenheiros (das mais diversas especialidades) continuam dominando este mercado, mas os analistas internacionais estão começando a achar seu espaço dentro dele. Seja coordenando projetos, desenvolvendo estratégias para novos mercados, negociando compra e venda, estudando políticas relacionadas ao setor.
Você já havia pensado nesta possibilidade de fazer carreira? Se a Petrobrás até hoje abriu uma única vaga na história de seus concursos (o que eu acho lamentável e inclusive já fiz este questionamento à empresa), as inúmeras empresas envolvidas em todo o processo desta cadeia  produtiva podem oferecer muitas vagas interessantíssimas e desafiadoras. Então fica a dica para quem está repensando a carreira ou para quem ainda está começando a trilhá-la.
O segundo motivo pelo qual este setor me chama atenção é porque no país em que vivemos tudo passa mais ou menos, ou diretamente, pela commoditie gasolina. Sim, mesmo para você que não tem carro, não há como fugir desta realidade. Se o preço da gasolina sobe, sobem as passagens de ônibus, a tarifa do táxi, o preço dos alimentos (já que tudo por aqui é transportado por rodovias), e assim por diante.
O vídeo abaixo trás um debate muito rico e interessante sobre este assunto. Como a Petrobrás enquanto refinaria lucra com os altos preços da gasolina, mas enquanto abastecedora sofre prejuízos milionários. Porque ela deixou de ser uma empresa lucrativa e a forma como vem sendo tratada como uma política governamental e cartão de visita do nosso governo. Como a exigência de conteúdo local é a melhor e pior solução para este setor no nosso país. Muitas dúvidas esclarecidas de maneira bastante didática. Não poderia deixar também de ressaltar a brilhante participação do Sr Wagner Freire (especialista no assunto) com quem já tive a honra de trabalhar.
Não deixem de postar seus comentários aqui!
COMPARTILHAR
Internacionalista, mineira, radicada no Rio de Janeiro desde 2012. Idealizadora/Fundadora do What's Rel? (2011). Business Development Latin America para uma empresa canadense de engenharia, sócia da PAR Consultoria, e grande entusiasta da carreira de R.I. :)

1 COMENTÁRIO

  1. O artigo está bem elaborado -sobretudo – a maneira que salientou o déficit que havia/há na Petrobrás, no que tange, os concursos para a área de Analista. Contudo, não sei se por conta do tempo o vídeo já tenha sido retirado do ar, mas o não consegui visualizar. Caso seja possível a reexibição do mesmo, ficarei grata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here