Palestra What’s Rel? na Newton Paiva

0
1819

O post de hoje é para compartilhar com vocês a experiência incrível que foi realizar esta palestra na Newton Paiva. Preciso agradecer, primeiramente, ao convite que me foi feito pelo coordenador do curso, Leandro Diniz e à professora Isis por ter me recebido com tanto carinho. Não menos importante foi a presença dos alunos que toparam ir em pleno sábado para a faculdade e foram de grande atenção comigo. Muito obrigada pela presença de todos vocês. Vale ressaltar ainda a presença do Guilherme Guedes, nosso colaborador fiel, e dos meus pais Sergio e Beatriz que viajaram para BH especialmente para a ocasião. Obrigada!

No nosso encontro eu tive a oportunidade de falar um pouco sobre a criação do nosso blog e nossa trajetória até nos tornarmos um site! Quanta coisa conteceu e como crescemos! É muita alegria ver que meu projeto foi timidamente ganhando leitores assíduos e permitiram que a gente crescesse assim!

Na sequência, pude compartilhar com os alunos um pouco sobre a minha carreira e sobre algumas experiências de vida que me permitiram chegar até aqui… as cidades que morei, os lugares que fiz estagio e trabalhei. algumas situações da vida que fazem da gente o que a gente é.

 

Ainda na mesma palestra apresentei aos alunos alguns dados sobre o mercado de trabalho para os profissionais de R.I. no estado de MG, mais especificamente em BH. O foco definitivamente não foi o Itamaraty, nem a ONU. Embora sejam extremamente importantes e carreiras mais tradicionais, o nosso encontro foi exatamente para podermos explorar as outras possibilidades. Assim, através de um panorama econômico do estado, mostrei aos alunos setores da economia que podem oferecer oportunidades de emprego pra gente, a média salarial e o perfil de algumas vagas. Como muitos ainda não fazem estágio, aproveitei a oportunidade para dar algumas dicas valiosas para os alunos de como se comportarem em processos seletivos, que acredito que vão servir até mesmo quando buscarem um emprego. Algumas dicas são bastante especificas para os futuros analistas internacionais… mas posso dizer que muitas delas se aplicam à qualquer entrevista de emprego/estágio.

Por ultimo, apesar de um pouco timidos, abrimos espaço para perguntas do alunos. E essa é a parte que mais gosto. Assim como respondo diversos emails e mensagens, a minha preferência é sempre tentar ajudá-los com suas duvidas. Não tenho resposta para tudo sempre, mas acredito que  conseguimos pensar numa solução juntos. Uma das questões levantadas pelos alunos foi a importância do conhecimento em outros idiomas na nossa área de atuação. Entendam que o idioma em nossa profissão não é o fim, mas sim nossa ferramenta de trabalho. Sempre digo que ser bom em alguma lingua não significa que você seja naturalmente apto a ser um analista internacional. Mas o conhecimento em outro idioma é fundamental no exercício de nossa profissão.

 

Para fechar nossa manhã com chave de ouro, nosso parceiro aqui do Whats Rel?, a True Idiomas, fez uma dinâmica com os alunos e, aqueles que toparam participar, ganharam o modulo de um curso gratuitamente. A principio iriamos sortear o modulo de um curso de idiomas, mas com o engajamento dos presentes, foi montada uma turma iniciante de marketing com 10h de duração e com aulas ministradas em inglês. Estas aulas ja começaram e, num proximo post, eu conto tudo para vocês! Obrigada, True Idiomas pela parceria!

 

Se você gostou do que leu aqui e quer ter uma palestra do Whats Rel? na sua faculdade, mande uma mensagem pra gente.

COMPARTILHAR
Internacionalista, mineira, radicada no Rio de Janeiro desde 2012. Idealizadora/Fundadora do What's Rel? (2011). Business Development Latin America para uma empresa canadense de engenharia, sócia da PAR Consultoria, e grande entusiasta da carreira de R.I. :)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here