CURRÍCULO: apresentação pessoal é primordial

3
1631

Cada vaga de trabalho exige uma apresentação diferente. Fique atento à dica da nossa consultora de RH Lúcia Renata

 

Cada ambiente que frequentamos exige uma vestimenta de acordo com a ocasião. Em um casamento, por exemplo, usamos roupas formais, nos produzimos da melhor maneira possível. Em uma formatura não é diferente, mas a depender da festa pode-se optar por um traje menos formal. Passear no parque já é totalmente informal e descontraído. Enfim, cada ambiente pede uma apresentação diferente.

Assim é também com a sua apresentação pessoal na busca por um emprego. Cada vaga de trabalho requer informações específicas. Por isso é importante sempre manter seu currículo atualizado e customizá-lo de acordo com a vaga a ser preenchida.

Por ser uma ocasião diferente da outra, não podemos usar a mesma “roupa” em todos os casos, certo?

A maior dica é evitar exageros. A regra é: menos é mais. Porém não deixe de fora informações importantes para não perder a oportunidade de participar do processo seletivo.

Invista em informações pertinentes para a vaga em questão, não se esqueça de fornecer as datas corretas das experiências profissionais, cursos de aperfeiçoamento, formação escolar ou acadêmica, além de experiências em sistemas específicos em sua área de atuação e nível /ou fluência em idiomas.

Pesquise informações sobre a empresa, sobre o que ela faz, sua missão e valores, e veja se está de acordo com o seu objetivo de vida também. Isso facilita em montar um currículo adequado para a vaga.

Não adicione de forma alguma no seu currículo: foto, números de documentos, pretensão salarial e assinatura, em caso que o recrutador solicite enviem anexas ao e-mail ou no corpo da mensagem.

Então, não se esqueça da dica: para cada vaga faça um currículo, uma carta de apresentação e uma mensagem no corpo do e-mail específica. Não use a mesma “roupa” para ocasiões diferentes! 😉

Leia também:

 

_________

Lúcia Renata

Consultora de RH – Coach Aconselhamento de Carreira.

Formada em Administração de Recursos Humanos e Coach/Mentora – HoloMentoring-ISOR, especialista em Carreira vocacional, transacional e empregabilidade, atuando como facilitadora do desenvolvimento de pessoas, no âmbito pessoal e profissional com processos de autoconhecimento para a aprendizagem do saber e saber fazer, tornando suas habilidades em competências e atitudes funcionais para um mercado de trabalho altamente competitivo e em constante movimento. Contribui para o Whats Rel? com dicas de RH.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here