Abertas as inscrições para o IV Curso de Verão: O refúgio em uma perspectiva global, CEDIPIR Rio de Janeiro

0
417

O evento é organizado anualmente pelo Centro de Estudos em Direito e Política de Imigração e Refúgio (CEDPIR) e acontecerá entre os dias 10 a 14 de dezembro, das 9 às 18h, na Fundação Casa de Rui Barbosa. Endereço: Rua São Clemente, 134, Botafogo – Rio de Janeiro/RJ

O Centro de Estudos em Direito e Política de Imigração e Refúgio (CEDPIR) foi criado em 2013 com a proposta de fomentar o desenvolvimento de pesquisas na área de direito e política migratória internacional. O grupo é coordenado pelo professor Charles Gomes e reúne pesquisadores de diversos campos das Ciências Humanas com uma abordagem interdisciplinar das teorias e da prática das áreas relacionadas acima.

O momento de transformações da dinâmica migratória internacional e o crescente destaque desta temática na política brasileira revelam a importância dos estudos na área. Atualmente o CEDPIR apresenta três eixos principais de pesquisa: política e direito de imigração no Brasil, refúgio e segurança humana. Integram a equipe os seguintes pesquisadores: Charles P. Gomes , Paola Gersztein, Miriam Alves e Juan Acácio

O Curso de Verão

Trata-se de um programa de estudos intensivo e rigoroso, baseado em diversas apresentações, debates e estudos de caso sobre a temática do refúgio. A experiência promove um fórum de imersão para troca de ideias, construção de networking, contato com novas abordagens políticas e desenvolvimento do assunto. A organização concede certificado de participação com carga horária total de 40 horas Serão concedidos certificados aos alunos que comparecerem a 75% das atividades. É recomendado que os participantes possuam conhecimento intermediário da língua inglesa.

Público-alvo

Pesquisadores e pós-graduandos interessados na temática ou pessoas que trabalhem direta ou indiretamente com o assunto no setor público ou privado. Alunos de graduação podem se inscreverem, excepcionalmente, caso possuam interesse justificado na área.

Inscrições e informações

A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas através do e-mail cedpir.casarui@gmail.com.

No formulário de inscrição é necessário informar Nome, Formação, Instituição e responder a pergunta “Por que deseja participar do curso?” em formato de carta de motivação.

Para mais informações acesse aqui

Presenças internacionais confirmadas

Patrick Weil – CNRS/Université de Paris (França)

Diego Acosta – Bristol University (Reino Unido)

Jacob Van Garderen – Public Interest Practice (África do Sul)

Jacques Ramirez – Flacso (Equador)

Hilary Cameron – University of Toronto (Canadá)

Gabor Gyulai – Hungarian Helsinki Committee (Hungria)

 Rachel Levitan – Hias (EUA)

 Carole Simone Dahan – UNHCR (Genebra)

Lorena Cano – Universidad Iberiamericana (México)

Ignácio Odriozola – Defensoria nacional de Argentina (Argentina)

Juan Ignácio Mondelli – UNCHR/Regional Legal Unit (Costa Rica)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here