Atuação do profissional de Relações Internacionais em Negócios Sustentáveis

0
2057

Afinal: o que são negócios sustentáveis e como um internacionalista pode atuar nesta área? Hoje iremos tratar desse assunto e dar dicas para você que se interessa por este tema que tem tomado espaço em fóruns, debates, instituições e empresas.

O que são Negócios Sustentáveis?

Negócios Sustentáveis são parte de um novo modelo empresarial baseado em ações que visam desenvolver a cultura e prática da sustentabilidade em seu ambiente profissional e que posteriormente contribuam economicamente para o negócio, podendo ser inclusive fonte única de retorno financeiro para a empresa.

Diversas são as ações tomadas pelas empresas quanto a atingir este objetivo, tais como: a procura por fornecedores sustentáveis, preferência por energias renováveis e utilização de equipamentos econômicos. Entre os principais benefícios adquiridos ao produzir e consumir de maneira sustentável estão principalmente em resguardar o meio ambiente, estimular os consumidores ao consumo sustentável e fomentar a inovação sustentável em setores produtivos dos países.

Há algum tempo as chamadas “pautas verdes” têm se mostrado presentes no cotidiano de diversos profissionais, dentre eles, o internacionalista. Alguns setores de atuação profissional ganham destaque neste contexto, como a governança e desenvolvimento sustentável.

Governança Sustentável

A governança sustentável pode ser compreendida como processos interativos, geralmente institucionalizados, entre variados níveis de representação, como o âmbito público e privado que têm por objetivo lidar com problemas complexos que envolvam o desenvolvimento sustentável, conceito sistêmico utilizado para definir um modelo de desenvolvimento global que se traduz no consumo em massa com preocupação com o meio ambiente e extração da sua matéria prima.

Os elementos que compõe a governança sustentável são variados, podendo ser desde especialistas qualificados para a tarefa de identificação de problemas que afetam o nosso ecossistema, até finalmente o internacionalista.

O profissional de relações internacionais possui visão estratégica e política, portanto, capacitado para compreender de modo sistêmico e com facilidade os aspectos complexos no cenário micro e macro

Os Internacionalistas também podem investir na carreira pública se desejam ingressar no ramo de negócios sustentáveis. Diversas são as oportunidades em museus, empresas públicas e cargos comissionados que estão cada vez mais comprometidos com as pautas de uma sociedade que aposta na sustentabilidade como uma esfera do mercado.

A Pauta verde e a Carreira Política

A carreira política também é promissora para o profissional de relações internacionais pois, a pauta verde está presente em toda organização de uma sociedade. À título de exemplo, o terceiro setor voltado para ações sustentáveis, busca por pessoas que tenham visões inovadoras de estratégia de ganhos e de negócios, com habilidades criativas e proatividade.

Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis

Por fim, destacamos o empreendedorismo, pois, a visão ampliada do internacionalista e a sua capacidade de adaptação às diferentes áreas devido à sua formação multidisciplinar o permitem se estabilizar neste setor e fazer com que a geração de lucro do seu negócio esteja combinada ao desenvolvimento responsável do meio social e do meio ambiente.

Inúmeras são as oportunidades que o internacionalista encontra em meio aos negócios sustentáveis, desde a presença em pautas ativistas, como na criação de uma startup de sucesso. O mais importante é o comprometimento do profissional quanto ao desenvolvimento de políticas sustentáveis em meio aos seus negócios, sua vontade de fazer diferença e claro, não ter medo de sair da sua zona de conforto e buscar sempre pela inovação!

Se interessou por negócios sustentáveis e acredita que pode construir a sua carreira nesta área? Então conta pra gente nos comentários quais são os seus planos para o futuro e o que você está fazendo para alcançar este objetivo!

Esse post foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFRRJ e Colaboradora Voluntária Joana Francismari.

 

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here