Automotivação e sua contribuição para o ambiente corporativo

0
326
Group of ecstatic business partners looking at camera with raised arms

É possível você chegar todos os dias motivado e feliz no seu ambiente de trabalho? Com qual frequência você passa por aqueles dias cinzentos e difíceis? É por isso que a automotivação precisa ser constantemente trabalhada a fim de superar esses cenários desmotivadores e seja possível dar a “volta por cima”.

A Importância da Automotivação

Seja qual for a área de atuação, um profissional comprometido almeja bons resultados no seu ambiente de trabalho. Manter-se sempre motivado na busca desses resultados é um desafio diário. Por isso, a automotivação é uma ferramenta fundamental nesse ambiente que a cada dia se torna mais competitivo.

Em muitos casos, as pessoas que possuem essa capacidade de automotivação podem ser confundidas como arrogantes. Ressaltamos que a automotivação é um instrumento para fortalecer as capacidades do indivíduo. Já a arrogância é um comportamento nocivo que pode vir a prejudicar sua equipe e seu ambiente de trabalho. A Automotivação é necessária, porém, sempre com equilíbrio.

Os benefícios de se manter motivado

A automotivação é importante, pois, através dela desenvolvemos a autoconfiança, estimulamos o entusiasmo que nos concede energia fundamental para atingirmos o que pretendemos. Um profissional motivado realiza suas tarefas com maior qualidade e criatividade, além de manter um bom relacionamento com os seus superiores e equipe. A automotivação nos possibilita estar mais focado no trabalho e nos resultados visando a eficiência e agilidade.

Sendo assim, a automotivação causa um impacto positivo não só para o profissional que a desenvolve como para o ambiente corporativo.

Agora vamos compreender de fato como desenvolver a automotivação através de ações concretas:

  • Estabeleça Metas: Faça uma lista. Escreva todas as suas metas pessoais e profissionais. Conheça suas capacidades e explore-as buscando sempre o máximo de desempenho, mas pautado em situações plausíveis. Com disciplina e foco você conseguirá ir eliminando cada uma. Foque nos métodos que te levarão a cumprir seu objetivo.
  • Tenha ambição: Pense grande. Não fique na sua zona de conforto. Passe a assumir riscos, permita-se estar em “situações desconfortáveis” mas que te proporcionam um crescimento profissional.
  • Procure novidade: Converse com o seu chefe. Esteja aberto a participar de novos desafios, eles podem ser gatilhos para a automotivação.
  • Busque inspirações: Converse com pessoas mais experientes e bem-sucedidas. Permita-se desenvolver profissionalmente, aprender e expandir seu horizonte profissional.
  • Descubra outras possibilidades: Pesquise novos métodos e recursos. Busque o seu aperfeiçoamento profissional, não permita que sua carreira fique estagnada, faça novos cursos, participe de “workshops” e palestras. Dessa forma você vai aprender novas técnicas para desempenhar sua função.

Celebre: Comemore cada conquista! Seja ela pequena ou grande.

A melhor forma de trabalhar a automotivação é confiar no seu desempenho e talento. Acredite, não há melhor pessoa para desenvolver as atividades que você desempenha.

E você? É um profissional automotivado? Gostou do assunto? Compartilhe conosco sua experiência e técnicas que utiliza para se manter sempre motivado.

Esse post foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFRRJ e Colaboradora Voluntária Glayceane de Souza.

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here