Estão novamente abertas as inscrições para o programa Rotary pela Paz. Nesse ano, o projeto faz 20 anos e para essa edição traz 130 bolsas em várias localidades. Serão oferecidas 50 para programas de mestrado e 80 para o curso de aperfeiçoamento profissional.
Tal programa se encontra dentro do campo de “Estudos da Paz e Conflitos”, o qual analisa as interações da sociedade e seus mecanismos de disputa. Dentro disso, se encontra o subcampo “Estudos pela Paz”, no qual se busca a prevenção e resolução de confrontos. Bem RI, né?
O que você vai ver nas aulas? Haverá conteúdo multidisciplinares em ciência política, geografia, economia, psicologia, sociologia, relações internacionais, história, antropologia, estudos religiosos e estudos de gênero, entre outras disciplinas.
Modalidades
Mestrado em estudos pela paz
Para o mestrado, as seguintes universidades estão envolvidas: Duke University e University of North Carolina, Chapel Hill, dos EUA; International Christian University, do Japão; University of Bradford, da Inglaterra; University of Queensland, da Austrália; e Uppsala University, da Suécia. Serão disponibilizadas 50 bolsas integrais para cursos com duração de 15 a 24 meses nas áreas de paz, prevenção e resolução de conflitos. Além disso, “estudos pela paz” exigem estágio de 2 a 3 meses durante o recesso acadêmico.
Aperfeiçoamento Profissional
Nessa opção, serão 80 bolsas para os mesmos assuntos – paz, prevenção e resolução de conflitos – mas com duração de apenas 3 meses. O programa é oferecido na Chulalongkorn University, em Bangcoc, Tailândia, e na Makerere University em Kampala, na Uganda.
Todavia, para essa modalidade, serão cobrados outros pré-requisitos além dos necessários ao curso de mestrado – como fluência em inglês e habilidade de liderança. Será necessário comprovar cinco anos de experiência profissional na área de promoção da paz e apresentar histórico acadêmico.
Requisitos Gerais
- Ser fluente em inglês;
- Ter concluído a graduação em área relacionada ao mestrado;
- Demonstrar sério compromisso com a paz e compreensão mundial revelado por meio de atividades de prestação de serviços comunitários e/ou realizações pessoais, acadêmicas e profissionais;
- Demonstrar habilidade de liderança;
- Ter no mínimo três anos de experiência voluntária ou profissional em alguma área relacionada à promoção da paz em período integral.
Requisitos específicos para Aperfeiçoamento Profissional
- Cinco anos de experiência profissional na área de promoção da paz;
- Histórico acadêmico.
Inscrição
As inscrições devem ser enviadas para os escritórios regionais do Rotary até o dia 31 de maio. Já os avaliadores têm até 1° de julho para entregar as inscrições ratificadas à Fundação Rotary. Se estiver na dúvida sobre qual modalidade você se adequa mais, faça o teste de elegibilidade do programa.
Ficou interessado? Para conferir melhor essa oportunidade, clique aqui.
Não fique fora dessa! Boa sorte!