CAPES abre edital para financiamento de pesquisa

0
1411

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriu edital para selecionar projetos conjuntos de pesquisa no âmbito da Cooperação Científica Estratégica com o Sul Global. Com o objetivo de  fomentar o intercâmbio científico e a mobilidade acadêmica entre instituições de ensino superior no Brasil , que possuam programas de pós-graduação ao nível de doutorado de excelência e instituições similares sediadas em países em desenvolvimento. Você pode verificar o edital clicando aqui.

As inscrições foram prorrogadas até às 17:00h no dia 1.º de julho e deverão ser feitas exclusivamente através do site da instituição. Para tanto a proposta deve respeitar as normas contidas no Regulamento Geral para Projetos Internacionais e no Regulamento para Bolsas no Exterior.

As propostas serão avaliadas entre 0 e 100 pontos, de acordo com 8 critérios elencados em edital e separadas em 3 áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Vida e Ciências Humanas. Os 3 primeiros colocados de cada  — mais a próxima melhor nota em qualquer área — serão contemplados com até R$ 293.252,00 por ano, durante um período máximo de 4 anos. Esse montante poderá ser aplicado em missões de trabalho, bolsas, benefícios e nos custos de manutenção do projeto.

O resultado será divulgado no dia 31 de outubro deste ano e o início das atividades está marcado para janeiro de 2020.

 

Esse artigo foi produzido com a ajuda do estudante de Relações Internacionais da UFRJ e Colaborador Voluntário Iago Bastos.

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here