Como ser efetivado após o período de estágio?

Quando chega o final do período de estágio e existe a possibilidade de ser efetivado, o que você faz? Sabendo o quão importante é esse momento na vida de um futuro profissional, o What's Rel? traz 5 dicas de como transformar seu estágio em uma vaga de efetivo.

0
116

Em muitas carreiras é essencial para os estudantes de graduação ter alguma experiência na área que desejam atuar. Para nós, futuros internacionalistas, isso não é diferente. Durante a graduação procuramos estagiar naquela empresa, organização ou instituição que mais tem a ver com nossas aspirações profissionais. Mas quando chega o final do período de estágio e existe a possibilidade de ser efetivado, o que você faz?

Sabendo o quão importante é esse momento na vida de um futuro profissional, o What’s Rel? traz 5 dicas de como transformar seu estágio em uma vaga efetiva.

  1. Faça com que as pessoas saibam que você quer continuar na empresa

É muito importante que as pessoas com quem você trabalha saibam do seu interesse em continuar trabalhando na empresa, organização ou instituição, principalmente se uma dessas pessoas for seu superior, ou seja, o supervisor, diretor, coordenador, etc. Mostrar as pessoas o quanto você gosta de trabalhar onde está e o quanto quer continuar é o primeiro passo para ser considerado para uma vaga efetiva.

  1. Seja notado

Fazer com que seu trabalho seja notado durante o período de estágio também é uma forma de trilhar seu caminho até o trabalho dos seus sonhos. Entregar seu trabalho dentro dos prazos estabelecidos, aprender com seus erros, questionar quando tiver dúvidas, procurar aprender e melhorar seus resultados e levar novas ideias e soluções são algumas das ações que podem te ajudar a se diferenciar dos outros estagiários.

  1. Ter iniciativa

Ser proativo e ter iniciativa são aspectos importantes em diversos aspectos da nossa vida. Quando se trata de conseguir ser efetivado essas características fazem toda a diferença para que você se destaque. Alguns aspectos como estar atento às demandas de trabalho, falar em reuniões, não esperar pelas tarefas a serem desenvolvidas são formas de atrair a confiança das pessoas que trabalham com você.

  1. Chegar cedo

Nem sempre trabalhar até tarde significa dedicação ao seu trabalho. Isso pode simplesmente indicar que você não consegue se organizar para trabalhar durante seu horário. No entanto, chegar mais cedo e ficar a par das demandas de trabalho do dia, tendo tempo para se organizar e portanto, ter mais eficiência no trabalho pode ser um maior indicador de comprometimento e dedicação.

  1. Networking

O networking é uma rede de contatos que está pautada em um bom relacionamento interpessoal. É uma rede que deve ser constantemente alimentada e por isso, estar em comunicação com outras pessoas é fundamental. Construir um bom networking no seu local de trabalho pode ser interessante para que as pessoas lembrem de você e do seu trabalho. Também é uma forma de conhecer outros setores e ampliar seus conhecimentos sobre o funcionamento de onde você trabalha. Desta forma, o networking pode se transformar num poderoso instrumento a seu favor.

Por fim, é crucial destacar que aprender sobre si mesmo, identificar pontos fortes e fracos além de buscar desenvolver habilidades que você acredite ser importante para seu desenvolvimento profissional, podem te colocar ainda mais próximo da vaga de trabalho almejada.

E você, tem dicas de como transformar um estágio em trabalho efetivo? Conta para a gente nos comentários.

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFF e Colaborada Voluntária Julie Guedes.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here