Como turbinar o seu currículo publicando artigos acadêmicos?

0
303

Num cenário tão dinâmico como o de Relações Internacionais, os graduandos estão constantemente em busca de experiências, cursos de idiomas ou de outros assuntos complementares que possam compor o currículo e torná-los mais atrativos e competitivos frente ao mercado de trabalho. No entanto, mais do que acumular competências para compor um currículo, é inegável que os internacionalistas passam boa parte de sua graduação escrevendo resenhas, resumos expandidos e análises.

E ao fim de um semestre agitado, quando todos querem férias, tempo para pôr as leituras em dia, os nossos trabalhos feitos durante o período ficam guardados, pegando poeira ou ocupando espaço em um drive, à espera de serem esquecidos, especialmente com a chegada de novos desafios e demandas acadêmicas.

A reflexão primordial aqui é: Porque não transformar essas resenhas, análises e resumos, que receberam elogios e nota máxima, em algo mais impactante e que vai trazer retornos significativos a sua jornada acadêmica? Por que não submeter esses trabalhos excelentes àquela revista que tanto admiramos e acompanhamos?

É por isso que nós, do What’s Rel?, decidimos escrever este post para compartilhar com você, (futuro) internacionalista, algumas dicas preciosas que te aumentarão suas chances de ter seu artigo publicado!

Publicar artigos, além de agregar valor ao currículo e ajudar a impulsionar sua carreira, ainda traz aquele gostinho especial de reconhecimento e de sermos admirados pelo trabalho que fazemos, tornando a experiência ainda mais especial[EP1] .

E nem pense por um instante em deixar escapar essa oportunidade só porque seus interesses não estão totalmente voltados para atuação acadêmica:se observar bem, muitos desses excelentes analistas que vemos nos canais de comunicação[EP2]   também têm seus trabalhos publicados e reconhecidos.

Te convidamos a se desprender de uma mentalidade cética e a se jogar nesta oportunidade, afinal, como disse a autora do livro “Por que o mundo precisa de internacionalistas?”, Elisa Pernisa: “Quando foi a última vez que você se propôs a fazer algo novo? Algo fora da sua zona de conforto?”

E pra te dar uma mãozinha nessa jornada, preparamos uma lista com cinco revistas incríveis para você submeter seus trabalhos e dar este salto no desenvolvimento de sua carreira:

1. Revista Feneri.

A Revista Feneri, lançada pela Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais, é um espaço para estudantes de graduação e pós-graduação enviarem pesquisas. Os graduandos podem submeter as pesquisas no site, e lá contém todas as informações, orientações e requisitos sobre como fazer essa submissão de trabalhos.

Clique aqui para conferir!

2. Revista Brasileira de Política Internacional.

Assim como a Revista Feneri, a RPBI visa proporcionar um importante espaço acadêmico para estudantes de Relações Internacionais no Brasil. Está aberta a graduandos e pós-graduandos e busca artigos que explorem diversas perspectivas. As diretrizes para submissão de trabalhos também estão presentes no site.

Gostou internacionalista? Então não perde tempo e clica aqui para conferir tudo!

3. Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais.

Ela atua com publicações semestrais no Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará, proporcionando um espaço de compartilhamento entre os estudantes. Há mais informações sobre o envio de trabalhos no site da RICRI.

Se interessou? Clique aqui para saber mais!!

  4. Revista Conceito Internacional: Journal of Global Connection.

Revista de renome da PUC Rio, e tem o propósito de fomentar o debate acadêmico em Relações Internacionais. Com um enfoque amplo, a revista incentiva pesquisas com cunho inovador, especialmente aquelas originadas e relacionadas ao Sul-Global.

Clique aqui para saber mais!!

5. Revista Perspectiva: Reflexões sobre a Temática Internacional.

Esta revista é mais um fascinante espaço para explorar e compartilhar seus trabalhos, com foco em temas que contemplam as Relações Internacionais, ela se torna um espaço ótimo para compartilhar suas ideias e insights sobre uma determinada temática. As orientações necessárias para a submissão de trabalhos estão no site da Revista.

É só clicar aqui e ficar para ficar por dentro!

E aí internacionalista, tenho certeza de que você se interessou! Então não perde tempo e já clica nos links para acessar essas revistas que podem mudar a trilha da sua carreira!

Esse texto recebeu a colaboração de Nayra Barboza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here