Contratação de brasileiros em empresas estrangeiras

0
4447

Postado em 04/19;

Trabalhar fora do país e construir uma carreira consolidada no exterior é o sonho de muitos internacionalistas, mas antes de conseguir alcançar esse objetivo é necessário cumprir com os requisitos da empresa que deseja ingressar. No post de hoje iremos abordar o trabalho em empresas estrangeiras e quais são as exigências para conseguir realizar esse desafio profissional.

Conheça o país em que deseja trabalhar

O primeiro passo que um candidato deve dar para trabalhar no exterior é conhecer o local onde irá atuar. É muito importante que você saiba onde irá morar e quais serão os desafios com os quais irá se deparar, como cultura, distância e língua. Redes de contato também são fundamentais e  conhecer a experiência de outras pessoas que trabalham fora do país pode contribuir para a sua escolha, além de facilitar indicações e recomendações. Networking é uma ferramenta essencial para internacionalistas!

Idioma

Para aqueles que desejam ingressar em empresas estrangeiras a compreensão do inglês em níveis avançado ou fluente é imprescindível, podendo ainda ser exigido o domínio de demais idiomas. Em ocasiões em que a vaga não deixa explícito o pré requisito do inglês é subentendido que o candidato tenha esta habilidade ou ainda que domine o idioma do local da empresa. Desta forma, se você deseja trabalhar fora do país invista em um bom inglês e fique atento ao idioma da localidade em que irá atuar.

Autorização de Trabalho

É exigido aos estrangeiros uma autorização para trabalho fora do seu país de origem. Cada atividade e cada país tem diretrizes específicas para concessão do visto adequado (seja para trabalho remunerado, voluntário, etc..). Assim, é muito importante que o candidato esteja informado sobre os documentos que deve apresentar e regras que deve seguir. Aqueles que possuem dupla cidadania, no geral, não precisam ter esta autorização e por isso tem maior facilidade ao ingressar em empresas estrangeiras. Entretanto se esse não é o seu caso, é necessário a solicitação de visto de trabalho, vinculado à empresa, podendo ter seus custos cobertos pela mesma ou ainda ser responsabilidade do próprio candidato. Esteja atento aos prazos para a obtenção de seu visto e às datas de fechamento das vagas que deseja se candidatar, planejamento é fundamental neste momento! 

Trabalho remoto

Quer trabalhar em uma empresa estrangeira, mas sem sair do seu país de origem? É possível! Existem casos de brasileiros contratados por empresas estrangeiras, mas que continuam alocados no Brasil. Entretanto diversas vezes precisam realizar viagens ao exterior para tratar de negociações. Um exemplo são os profissionais que trabalham com prospecção e expansão de mercado da empresa, relacionamento e tratativa com clientes, etc.

Nesta situação talvez não se faça necessário um visto de trabalho dependendo do tempo e atividades que a empresa exija a sua presença no exterior. Não deixe de se informar sobre os detalhes mínimos da vaga que pretende assumir.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here