Parte 1 – Global Mobility: Você conhece essa área de atuação?

0
5119
Global Mobility

Postado em 10/2018;

Quando pensamos em mobilidade internacional, talvez a primeira observação seja considerar os brasileiros que vão trabalhar no exterior. Mas você já parou para analisar que há um fluxo grande de estrangeiros vindo trabalhar no Brasil? A Polícia Federal , estima que nos últimos 10 anos houve um aumento de imigrantes registrados no Brasil de 160%, e entrada de mais de 100 mil estrangeiros.

O mundo cada vez mais globalizado e interdependente, tem impulsionado o crescimento da mobilidade de pessoas através do intercâmbio entre países. E não é diferente no Brasil. Sendo assim, a área de Global Mobility tem se tornado  importante para empresas que pretendem enviar brasileiros para trabalhar no exterior.

O que é a área de Global Mobility? É setor responsável pela gestão estratégica e suporte aos colaboradores migrantes da empresa, os expatriados. As empresas enfrentam muitos desafios ao contratar estrangeiros, e o profissional que atua nessa área é responsável por dar todo o suporte nesse processo de mobilidade internacional.

Aspectos Burocráticos da Área

Há diversos desafios burocráticos para o profissional que atua nessa área. Estar atento à situação legal do estrangeiro no país é muito importante. O visto é emitido pelo Ministérios de Relações Exteriores, e um dos requisitos é a autorização de trabalho, concedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Dessa forma, é importante se atentar quais são os critérios e requisitos necessários para concessão do visto, com base na  nova lei de Migração.

Outro ponto importante a ser levado em consideração, é ter conhecimento das leis sobre contratação de funcionários estrangeiros. Segundo a Lei somente os estrangeiros que possuem o visto temporário, permanente e fronteiriço, podem ser considerados para admissão no Brasil. Outros fatores como respeitar e garantir os benefícios trabalhistas e orientar o estrangeiro sobre a forma de remuneração também são essenciais.

O Internacionalista na área de Global Mobility

Os cuidados com um expatriado, vão muito além dos fatores burocráticos. É preciso pensar a nova cultura, novos costumes, conhecimentos e habilidades que esse profissional estará em contato. Os demais colaboradores da empresa também precisam estar preparados para receber um colega estrangeiro.  Já pensou nisso? Como ficam as relações de trabalho, principalmente se a posição do imigrante for uma posição de liderança?

Mais questões ainda podem ser levantadas, principalmente se o expatriado for casado e tiver filhos. Dá para imaginar a complexidade de adaptação para toda uma família? O cônjuge espera conseguir um novo emprego? Onde os filhos vão estudar? E onde a família vai morar? Se tiverem um problema médico?

Por essas e outras questões, a área de Global Mobility é uma área interdisciplinar que precisa contar com diversos profissionais especializados para o suporte não só à empresa, mas ao expatriado e seus dependentes. E nós, internacionalistas, formados para pensar de modo global, temos um grande campo de atuação e oportunidades nessa área.

Se você se interessou por esse assunto e quer saber mais, não perca nosso próximo post! Daremos mais informações sobre a área de atuação e os profissionais envolvidos nas empresas multinacionais, consultorias de “relocation” e imigração, e mais!

Esse artigo foi produzido com a ajuda das Colaboradoras Voluntárias Mariana Ghezzi Internacionalista formada pela PUC-Minas e Glayceane de Souza estudante de Relações Internacionais da UFRRJ.

Gostou da área de atuação? O Programa de Trainee da EY em Global Mobility está aberto, confira aqui!

Curtiu o post? Clique aqui agora para ter acesso a mais matérias sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here