Governo da Suíça oferece Bolsas de Estudos

0
1875
Swiss flag on the top of Mannlichen (Jungfrau region, Bern, Switzerland)

A partir do dia 1 de Agosto até 31 de Outubro estão abertas as inscrições para bolsas de estudos para pesquisadores de doutorado, pós doutorado e pesquisa doutoral pela embaixada da Suíça no Brasil. A oferta das bolsas são feitas pelo Governo Suíço por meio do Programa  Swiss Government Excellence Scholarships. Os valores das bolsas podem passar de 14 mil reais por mês, além do recebimento das passagens aéreas, seguro saúde e um ano de cartão de transporte público que permite ao bolsista pagar apenas metade da tarifa. O programa ainda oferece auxílio instalação no valor de 300 francos suíços, pagos uma vez no início do período das bolsas.

Requisitos para participação:

Para poder concorrer às bolsas há requisitos para cada modalidade de pesquisa. Para doutorado, é necessário que os candidatos tenham nascido após 31 de dezembro de 1984 e que já tenham concluído o mestrado, ou que tenham data prevista para conclusão até 30 de julho de 2020. As bolsas voltadas para pós doutorado, são destinadas a candidatos que tenham concluído o PhD após 31 de dezembro de 2016, ou que tenham previsão de conclusão para até 30 de julho de 2020.

Todas as modalidades exigem que os candidatos providenciem carta de aceite da Universidade Suíça que desejam ingressar e atuar durante o período vigente da bolsa. O envio desta carta deve ser realizado pelo professor responsável pelo bolsista durante todo o seu período de estudos. Juntamente da carta, é necessário que o professor envie seu currículo e justifique seu apoio ao candidato. É também indispensável a apresentação de uma proposta de pesquisa para o período de permanência na Suíça e por fim, os candidatos devem comprovar proficiência no idioma no qual realizará seus estudos.

Documentos necessários:

A realização da candidatura para as bolsas de estudos na Suíça exigem os seguintes documentos:

  • CV completo, com publicações, premiações, etc;
  • Formulário de candidatura da FCS (comissão federal de bolsas da Suíça), que deve ser solicitado por e-mail pelo endereço bolsas@eda.admin.ch;
  • Carta de motivação (máximo de 2 páginas)
  • Proposta de pesquisa de no máximo 5 páginas, assinada, segundo modelo da Comissão Federal de Bolsas Para Estudantes Estrangeiros (FCS);
  • Carta de aceite do professor responsável na Suíça;
  • Duas cartas de recomendação de professores diferentes;
  • Cópias do histórico acadêmico e diplomas em inglês, francês, alemão ou italiano;
  • Duas cópias do passaporte;
  • Atestado médico (segundo formulário da FCS).

A informações completas, assim como o Edital para cada categoria de bolsa podem ser encontrados na página da Comissão Federal de Bolsas Para Estudantes Estrangeiros (FSC).

Não deixe de se inscrever e aproveitar essa ótima oportunidade de estudar no exterior!

Fonte: Fundação Estudar (https://www.estudarfora.org.br/bolsas-de-estudo-do-governo-suico/?utm_source=linkedin_fe&utm_medium=social&utm_campaign=bolsas-de-estudo-suica)

 

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here