Home office: Como aproveitar melhor o seu tempo?

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Home office
Foto: Reprodução

Em meio a pandemia, muitos trabalhos presenciais assumiram a categoria de home office. Dessa forma, dentro de suas casas, as pessoas tiveram que adequar sua forma de trabalhar. De acordo com Centro de Inovação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP), durante a pandemia cerca de 56% entre 464 entrevistados tiveram dificuldade nessa adaptação. A grande questão é: como manter-se produtivo exercendo um trabalho remoto?

Crie uma rotina

Estabelecer uma rotina de trabalho em casa torna-se complicado pela dificuldade em se organizar sem procrastinar em meio a tarefas domésticas e afazeres do trabalho. Por isso, uma ótima forma de começar a se organizar, é utilizar blocos de anotação, post its, planner, aplicativos no celular ou calendários virtuais. Anotando todos os compromissos do dia, inclusive o seu horário para acordar, pausas para refeições e períodos para realização das tarefas. Assim, após fazer o levantamento dos afazeres, você conseguirá instituir um horário adequado para a execução de cada um deles.

Busque formas de otimizar seu tempo

É interessante distribuir bem seu tempo, mas, caso exista obstáculos ao se concentrar tendo em vista que em casa facilmente ficamos dispersos com outras coisas, uma grande dica é usar o famoso método “pomodoro”. Foi inventado pelo italiano Francesco Cirillo, que, na tentativa de alcançar uma maior produtividade, usou um timer de cozinha para contabilizar o tempo de estudo; esse timer tinha o formato de um tomate, o que levou o método a ser nomeado como pomodoro (tomate em italiano). 

Consiste em ficar 25 minutos totalmente concentrado na execução de uma tarefa e, no final desse tempo, fazer pausas de pelo menos 5 minutos. Ao final de quatro blocos de 25 minutos e 5 minutos de intervalo, tem um intervalo maior. É ideal que os intervalos sejam feitos para ter um descanso mental e logo depois estar mais disposto para continuar as tarefas. Ademais, vale enfatizar que esse método pode ser adaptado caso você descubra intervalos que funcionem melhor para você, porém, o importante é seguir o formato.

Além disso, outra dica é pesquisar conteúdos específicos sobre home office. Separamos um curso sobre o tema: “Noções básicas do trabalho remoto” oferecido pela Enap e a Endeavor. O curso é uma oportunidade de aprender, através de aulas, como facilitar o trabalho remoto e organizar seu tempo para ser mais produtivo.

Cuide também da parte física e mental

Ademais, também existem desafios mentais e físicos que afetam diretamente o desempenho durante as atividades. Pelo ambiente de trabalho ser em casa, dificilmente estipula-se um horário de expediente bem definido, o que aumenta a possibilidade de sobrecarga e estresse. Por isso, é importante separar um espaço somente para trabalhar, buscando um local silencioso para evitar distrações, uma cadeira confortável e sempre que possível ter uma garrafa d’água por perto. Junto a isso, fazer pausas para alongar o corpo é ideal para evitar a fadiga causada por ficar sentado por muitas horas contínuas.

Agora que você recebeu essas super dicas sobre home office, é só buscar colocá-las em prática para melhorar sua organização de rotina e produtividade!

Esse artigo foi produzido pela Colaboradora Voluntária Isabella Mendonça.

 

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