Intercâmbio na Argentina: por que estudar espanhol?

0
940
Intercâmbio na Argentina
Argentina

Nossa voluntária Lara Senfft, graduanda de Relações Internacionais na UERJ, fez um intercâmbio de imersão na Argentina para estudar espanhol por 3 semanas e compartilhou a experiência dela com a gente através desse depoimento abaixo super sincero e esclarecedor, que pode ajudar muitas pessoas buscando por experiências semelhantes. Spoiler: vale a pena!

“Como internacionalistas formados ou em formação, sabemos a importância de ter um bom conhecimento em outros idiomas além do inglês. Como estamos na América do Sul, falar bem espanhol se torna tão importante quanto. Foi pensando nisso que resolvi pesquisar sobre cursos de espanhol em outros países. Demorou bastante até concluir quanto tempo realmente ficaria estudando, em qual país e quando; afinal, é um investimento que precisa ser bem pensado antes de concluir. Depois de muito pesquisar, o meu intercâmbio veio por indicação de uma conhecida. De certa forma gerou segurança, já que alguém que vivenciou tudo aquilo só falava coisas boas.

O programa se chama Global Spanish, oferecido pela escola Cepe Idiomas. Existe a opção de 2 ou 3 semanas para aprender espanhol e fazer uma imersão pela cultura Argentina e cordobesa, em específico. As aulas ocorriam pela manhã e os passeios são organizados pela escola à tarde. Alguns desses passeios foram pagos à parte e outros já inclusos no valor do intercâmbio. Sempre com guias nativos.

Post Inédito
Catedral de Córdoba, AR

Hospedagem:

O centro de idiomas fez a ponte entre alunos que gostariam de dividir apartamento (Airbnb) e também indicaram hostel para quem preferiu essa opção. Tem alunos que optam por ficar em hotel também. Inicialmente eu reservei um hostel para os 21 dias, mas depois pensei no conforto/privacidade que eu não teria, então optei por dividir o apartamento. Com a ajuda da escola, fiquei em uma ótima localização, divido com mais 3 mulheres e pagando bem menos do que seria no hostel.

 

Por que Argentina e Córdoba?

Meu intuito era aprimorar o espanhol, já que só tinha conhecimento da época de escola e fiz 4 meses de aulas particulares antes de ir. Foi a minha primeira viagem sozinha, e ainda era internacional, então, a proximidade geográfica gerava uma certa segurança. Além disso, a Argentina não é um país caro, como o Chile, por exemplo, e a moeda é bem mais desvalorizada em relação ao real. Esse fato pesou bastante na escolha, já que a minha primeira ideia era viajar na Espanha, mas o euro tornou inviável. Sobre a cidade de Córdoba, depois que soube da oportunidade e comecei a pesquisar, sempre li sobre ser uma cidade universitária, muito jovem e ativa à noite, ao mesmo tempo que é um lugar seguro, não é cidade pequena… tudo verdade!

Como moradora do Rio de Janeiro, nunca pensei em sair de bares e festas quarta, quinta, sexta-feira, a pé com minhas amigas às 5h. Sempre atentas, mas não encontrávamos nenhum possível perigo!

Foi uma experiência incrível. Estar longe de casa podendo contar com o apoio e suporte dos coordenadores do curso, fosse para ir ao médico, trocar dinheiro, pedir dicas da cidade ou qualquer burocracia, definitivamente deixa tudo mais tranquilo. Foram 21 dias em um país que eu não conhecia, numa cidade que eu não tinha ouvido falar até poucos meses antes, dividindo a rotina com pessoas de vários cantos do Brasil.

Além de retomar o espanhol, conhecer outros sotaques e ter contato com tantos aspectos culturais, despertei uma conexão com a língua e tenho buscado introduzi-la no meu dia a dia. Leio mais livros e notícias em espanhol, ouço músicas e vejo filmes com afeto por me sentir um pouco mais próxima de bons momentos. Apesar de parecer pouco tempo, 3 semanas de imersão em outro idioma é muito enriquecedor pessoal e profissionalmente. Tenho certeza que essa experiência será decisiva em processos seletivos e na apresentação do meu currículo.”

 

E você? Em que lugar gostaria de estudar outra língua? Se já passou por essa experiência, conta pra gente como te impactou!

COMPARTILHAR
O mais completo site brasileiro sobre o mercado de trabalho em Relações Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here