Internacionalistas na tela: Como fazer vídeos de apresentação para processos seletivos

0
531

Você já se deparou com aquele momento em que ao participar de um processo seletivo, é requerido o envio de um vídeo de apresentação? Se isso ainda não aconteceu, prepare-se, pois, as empresas têm utilizado cada vez mais esse recurso a fim de conhecer um pouco mais dos candidatos. Essa simples tarefa pode ser um momento desesperador para alguns. É por isso que hoje vamos deixar nossos leitores preparados. Confira as nossas dicas abaixo.  

1 – Roteiro de acordo com a Solicitação 

Os recrutadores podem solicitar dois tipos de apresentação: a livre ou a direcionada. Na apresentação livre os candidatos têm autonomia para compor o seu próprio roteiro, entretanto é esperado que ao menos sigam o seguinte cronograma:  

  • Informações pessoais :é importante iniciar dizendo seu nome, se possível edite o vídeo para que seu nome esteja visível na parte inferior a todo momento, isso facilitará para o recrutador se lembrar de você, pois provavelmente ele terá alguns vídeos para assistir; 
  • Informações da sua formação; 
  • Experiências profissionais; 

Nesse tipo de solicitação você pode utilizar o recurso de Storytelling que é a maneira de contar histórias de forma relevante, encantadora e principalmente cativante.

Há solicitações de apresentação que são direcionadas, o candidato deve seguir um roteiro específico e atender a alguns requisitos. É imprescindível seguir todas as exigências. Leia minuciosamente todas as solicitações, em seguida escreva uma possível resposta para cada uma, posteriormente escreva um texto que sirva de base para a sua apresentação, fazendo todas as conexões. Tenha cuidado para não parecer um vídeo de perguntas e respostas. A ideia é que não seja um vídeo entrevista. 

Independente se a solicitação for livre ou direcionada os candidatos devem se atentar para não exceder o tempo de 2 minutos, pois o vídeo não deve ser demorado 

2- Ambiente 

Com o roteiro em mãos, agora é a hora de pensar em um ambiente apropriado. Escolha sempre um local visualmente “clean”, com fundo neutro, com a luz apropriada. Você terá muitos concorrentes e o cenário não precisa ser um deles e distrair a atenção do recrutador. O espaço a ser utilizado precisa estar organizado, lembre-se é um vídeo profissional, uma dica legal é gravar na horizontal.  

Busque por um lugar silencioso! Barulhos externos podem impedir que o áudio seja claro e compreensível prejudicando sua apresentação. Teste várias vezes o microfone do dispositivo que será utilizado para ter certeza que tudo está em ordem.  

3- Vestimenta e postura 

É importante que o candidato entenda o perfil da vaga, a cultura da empresa e se vista apropriadamente. Mesmo que a empresa não tenha um perfil tradicional, é importante estar vestido como se estivesse se preparando para uma entrevista presencial. 

O mesmo se aplica para a sua postura durante o vídeo, ela não precisa ser engessada, mas não pode ser muito descontraída. O equilíbrio é fundamental. De forma alguma leia durante o vídeo. Por isso é importante que após o roteiro pronto, você pratique, grave dezenas de vezes, avalie sua postura, o melhor ângulo, o tom da sua voz, evite olhar para baixo e para os lados, tenha um olhar crítico sobre si mesmo. Isso te ajudará a fazer um vídeo espontâneo, e não como se estivesse apenas reproduzindo mecanicamente um conteúdo.  

4 – Se utilize das vantagens de ser um Internacionalista 

Esse tipo de apresentação é ótima para um Internacionalista, pois terá a oportunidade de se mostrar para um recrutador explicando suas atribuições e qualidades que não estão no seu currículo. O Analista Internacional é formado para pensar globalmente, estar sempre antenado as transformações que ocorrem no mundo, possui a capacidade de explicar fenômenos internacionais e o pensamento estratégico. Além de ter uma formação que o proporciona trabalhar em diversas áreas, isso é um ponto positivo da profissão que é preciso saber explorar essa vantagem.   

5 – Passe Confiança 

Passe confiança através de experiências anteriores. Escolha um projeto que participou que ressalte suas qualidades profissionais e principalmente mostre a importância da sua atuação como internacionalista nesse projeto. Conte os pontos positivos, desafios e aprendizados obtidos. Deixe claro também seus objetivos.  

Agora que você tem todas as informações que precisa para preparar seu vídeo, mão na massa! Faça o seu vídeo teste e quando a oportunidade surgir saberá como fazer! Ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato conosco por alguma de nossas redes sociais. Será um prazer tirar sua dúvida, e quem sabe não acaba rolando um novo post sobre esse assunto. 

Esse artigo foi produzido com a ajuda da estudante de Relações Internacionais da UFRRJ e Colaboradora Voluntária Glayceane de Souza.  

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here